Pós-Graduação a Distância

Educação Cognitiva e Valores Éticos



Formação para atuar profissionalmente como educadores, bem como para constituir e desenvolver critérios e parâmetros para conduzir às relações do ensinar e do aprender. Segundo as considerações e metas do Marco Estratégico da UNESCO, para o Brasil (2006), ‘... o sistema educacional brasileiro nem sempre é capaz de desenvolver habilidades cognitivas de importância essencial para a vida cotidiana e evidencia debilidades no fomento à formação de valores que capacitem os cidadãos a uma participação ativa na sociedade, e também na promoção do desenvolvimento humano sustentável’ (p. 22). O conhecimento e aprofundamento profissional em relação à constituição das ‘ações mentais’ simultaneamente às ‘ações no meio sociocultural’, por isso – do estudo na formação e constituição de desenvolvimento cognitivo –, tem repercussões quando agregado aos valores humanos universais, que são valores que balizam o agir ético social, ambiental e político na construção de uma cultura para a sustentabilidade e não-violência. Pois as significações dão origem, determinam as dinâmicas e desenvolvimento de todos os processos cognitivos ou culturais melhorando a atuação dos estudantes.

Carga horária: 420h /Duração média 12 meses.


Público-Alvo: graduados em Educação, Psicologia, Sociologia, Filosofia,
Fonoaudiologia, Terapias Ocupacionais e Saúde da Família

Disciplinas/Conteúdo
-Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade: Estratégias Didático-pedagógicas,
Desenvolver das Funções Cognitivas Superiores e da Ética
-Efeitos da Mediação Integrada a Valores Éticos no Desenvolvimento Global
Humano
-Ética e Processamento Cerebral
-Formação do Cérebro Ético como Estratégia para Atingir Processos Cognitivos
Superiores
-Dinâmica da Personalidade 
-Dinâmica Cognitiva
-Análise de Processos de Pensamento
-Etapas para o Desenvolvimento de Ações Mentais Complexas e Superiores 
-Estratégias para Constituir Dinâmicas que se Manifestam na Cognição Superior
-Mediação dos Processos de Pensamento
-Mediação e Interpretação de Experiências: Transformações de Significações, de
Percepções e de Vivências 
-Resgate Cognitivo por Ações de Ensino
-Organização Neurológica e Cognição por Ações de Ensino 
-Prevenção de Deficiência
-Critérios e Estratégias para a Seleção de Materiais Lúdicos e Voltados para a
Ergonomia Cognitiva
-Ações para as Bases da Organização de Funções e Processos Cognitivos
Fundamentais para Operações Mentais
-Leitura, Escrita e Pensamento Superior 
-Gestão da Convivência Humana na Diversidade
-Gestão de Conflitos 
-Projetos Culturais: Construção e Prática
-Estratégias para a Sustentabilidade e Criatividade: Práticas Didático-pedagógicas
-Metodologia da Pesquisa

*Ocorrerá um encontro presencial ao término do curso para realização da Avaliação Final e Defesa Escrita do TCC.

22/10/2019 - (data prevista para início do curso)

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