Pós-Graduação a Distância

Educação Cognitiva e Valores Éticos



Formação para atuar profissionalmente como educadores, bem como para constituir e desenvolver critérios e parâmetros para conduzir às relações do ensinar e do aprender. Segundo as considerações e metas do Marco Estratégico da UNESCO, para o Brasil (2006), ‘... o sistema educacional brasileiro nem sempre é capaz de desenvolver habilidades cognitivas de importância essencial para a vida cotidiana e evidencia debilidades no fomento à formação de valores que capacitem os cidadãos a uma participação ativa na sociedade, e também na promoção do desenvolvimento humano sustentável’ (p. 22). O conhecimento e aprofundamento profissional em relação à constituição das ‘ações mentais’ simultaneamente às ‘ações no meio sociocultural’, por isso – do estudo na formação e constituição de desenvolvimento cognitivo –, tem repercussões quando agregado aos valores humanos universais, que são valores que balizam o agir ético social, ambiental e político na construção de uma cultura para a sustentabilidade e não-violência. Pois as significações dão origem, determinam as dinâmicas e desenvolvimento de todos os processos cognitivos ou culturais melhorando a atuação dos estudantes.

Carga horária: 420h /Duração média 12 meses.


Público-Alvo: graduados em Educação, Psicologia, Sociologia, Filosofia,
Fonoaudiologia, Terapias Ocupacionais e Saúde da Família

Disciplinas/Conteúdo
-Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade: Estratégias Didático-pedagógicas,
Desenvolver das Funções Cognitivas Superiores e da Ética
-Efeitos da Mediação Integrada a Valores Éticos no Desenvolvimento Global
Humano
-Ética e Processamento Cerebral
-Formação do Cérebro Ético como Estratégia para Atingir Processos Cognitivos
Superiores
-Dinâmica da Personalidade 
-Dinâmica Cognitiva
-Análise de Processos de Pensamento
-Etapas para o Desenvolvimento de Ações Mentais Complexas e Superiores 
-Estratégias para Constituir Dinâmicas que se Manifestam na Cognição Superior
-Mediação dos Processos de Pensamento
-Mediação e Interpretação de Experiências: Transformações de Significações, de
Percepções e de Vivências 
-Resgate Cognitivo por Ações de Ensino
-Organização Neurológica e Cognição por Ações de Ensino 
-Prevenção de Deficiência
-Critérios e Estratégias para a Seleção de Materiais Lúdicos e Voltados para a
Ergonomia Cognitiva
-Ações para as Bases da Organização de Funções e Processos Cognitivos
Fundamentais para Operações Mentais
-Leitura, Escrita e Pensamento Superior 
-Gestão da Convivência Humana na Diversidade
-Gestão de Conflitos 
-Projetos Culturais: Construção e Prática
-Estratégias para a Sustentabilidade e Criatividade: Práticas Didático-pedagógicas
-Metodologia da Pesquisa

Corpo Docente
Prof.ª M.ª Jane Maria Nogueira Mokosky
Prof.ª Esp. Juliana Rodrigues
Prof.ª M.ª Maria Fernanda de Moura Reis
Prof.ª M.ª Reni Rutkowski
Prof.ª M.ª Marcia Maurilio Souza

*Ocorrerá um encontro presencial ao término do curso para realização da Avaliação Final e Defesa Escrita do TCC.

27/08/2019 - (data prevista para início do curso)
Turma confirmada!
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