Pós-Graduação a Distância

Educação Especial/educação Inclusiva: da Educação Infantil À Universidade


Carga Horária: 600h /duração média de 18 meses 

Público-Alvo: graduados na área de Educação, Saúde e Humanas

Curso válido para todos os estados do Brasil, exceto São Paulo, conforme Deliberação CEE nº 94/2009.

Disciplinas/Conteúdo

Disciplina: POLÍTICAS GOVERNAMENTAL E NÃO GOVERNAMENTAL
Trajetória histórica da Educação Especial/Educação Inclusiva
Caracterização e Modelos de atendimento e Legislação 

Disciplina: ASPECTOS SOCIAIS DA INCLUSÃO
Multiculturalismo, estigma e preconceito 
Famílias e equipes colaborativas 
Orientação Familiar 

Disciplina: ASPECTOS DA SAÚDE
Conceitos Básicos: conceito de deficiência, doença ou condição social 
Funções cognitivas, sensoriais e motoras 
Aspectos psiconeurológicos e fonoaudiológicos 

Disciplina: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Desenvolvimento Humano 
Teorias da Aprendizagem 
Aplicação das teorias de ensino na aprendizagem 

Disciplina: DIDÁTICA
Planejamento pedagógico, elaboração de projetos, planos de aula e portfólio - 20h
Didática do Ensino Superior - 40h

Disciplina: ASPECTOS DOS TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS
Características dos Transtornos Funcionais Específicos (TFE) 
Planificação e Investigação de Atividades Pedagógicas nos Casos de TFE 

Disciplina: ASPECTOS DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
Deficiência Intelectual: aspectos e práticas 
Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) 

Disciplina: ASPECTOS DA DEFICIÊNCIA VISUAL E ALTAS HABILIDADES
Deficiência Visual: aspectos e práticas 
Altas Habilidades/Superdotação: aspectos e práticas 

Disciplina: ASPECTOS DA DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDEZ E SURDOCEGUEIRA
Deficiência Auditiva/Surdez: aspectos e práticas 
Surdocegueira: aspectos e práticas 

Disciplina: ASPECTOS DA DEFICIÊNCIA FÍSICA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA
Deficiência Física: aspectos e práticas 
Deficiência Múltipla: aspectos e práticas 

Disciplina: ASPECTOS DE OUTRAS PRÁTICAS DE ATUAÇÃO
Como atuar no Contexto Hospitalar 
Abordagem e Práticas da Integração Sensorial aplicadas à aprendizagem 
Importância do Exercício Físico no Desenvolvimento Cognitivo 

Disciplina: AVALIAÇÃO E RECURSOS ACESSÍVEIS
Dimensões da avaliação: avaliação institucional e avaliação da aprendizagem 
Recursos acessíveis para apoiar alunos com deficiência na inclusão educacional 


 

31/08/2021 - (data prevista para início do curso)

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