Carga Horária: 600h /duração média de 18 meses
Público-Alvo: graduados na área de Educação, Saúde e Humanas
Curso válido para todos os estados do Brasil, exceto São Paulo, conforme Deliberação CEE nº 94/2009.
Disciplinas/Conteúdo
Disciplina: POLÍTICAS GOVERNAMENTAL E NÃO GOVERNAMENTAL
Trajetória histórica da Educação Especial/Educação Inclusiva
Caracterização e Modelos de atendimento e Legislação
Disciplina: ASPECTOS SOCIAIS DA INCLUSÃO
Multiculturalismo, estigma e preconceito
Famílias e equipes colaborativas
Orientação Familiar
Disciplina: ASPECTOS DA SAÚDE
Conceitos Básicos: conceito de deficiência, doença ou condição social
Funções cognitivas, sensoriais e motoras
Aspectos psiconeurológicos e fonoaudiológicos
Disciplina: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Desenvolvimento Humano
Teorias da Aprendizagem
Aplicação das teorias de ensino na aprendizagem
Disciplina: DIDÁTICA
Planejamento pedagógico, elaboração de projetos, planos de aula e portfólio - 20h
Didática do Ensino Superior - 40h
Disciplina: ASPECTOS DOS TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS
Características dos Transtornos Funcionais Específicos (TFE)
Planificação e Investigação de Atividades Pedagógicas nos Casos de TFE
Disciplina: ASPECTOS DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
Deficiência Intelectual: aspectos e práticas
Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)
Disciplina: ASPECTOS DA DEFICIÊNCIA VISUAL E ALTAS HABILIDADES
Deficiência Visual: aspectos e práticas
Altas Habilidades/Superdotação: aspectos e práticas
Disciplina: ASPECTOS DA DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDEZ E SURDOCEGUEIRA
Deficiência Auditiva/Surdez: aspectos e práticas
Surdocegueira: aspectos e práticas
Disciplina: ASPECTOS DA DEFICIÊNCIA FÍSICA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA
Deficiência Física: aspectos e práticas
Deficiência Múltipla: aspectos e práticas
Disciplina: ASPECTOS DE OUTRAS PRÁTICAS DE ATUAÇÃO
Como atuar no Contexto Hospitalar
Abordagem e Práticas da Integração Sensorial aplicadas à aprendizagem
Importância do Exercício Físico no Desenvolvimento Cognitivo
Disciplina: AVALIAÇÃO E RECURSOS ACESSÍVEIS
Dimensões da avaliação: avaliação institucional e avaliação da aprendizagem
Recursos acessíveis para apoiar alunos com deficiência na inclusão educacional
Copyright © Pós Graduação Estácio 2021