Pós-Graduação a Distância

MBA em Educação Cognitiva: Gestão da Aprendizagem Mediada


Curso voltado para a complementação e qualificação em Educação Cognitiva que contribui para ampliar seus conhecimentos a partir de novas perspectivas e pensamentos. Centrado nos fundamentos teóricos e práticos da expansão do potencial da inteligência humana e na mediação de ferramentas para o desenvolvimento cognitivo. Proporciona o aprimoramento de profissionais que atuam direta ou indiretamente com o desenvolvimento do potencial humano. Constituído com o objetivo de atender a uma demanda do mercado corporativo e educacional que diante de situações dos processos de aprendizagem, em um mundo globalizado, necessita o acesso às novas tendências em Educação Cognitiva. Para tanto possibilita aos profissionais que trabalham com aprendizagem humana na promoção em seus mediados de capacidades para pensar e aprender de maneira eficiente e autônoma, como meio estratégico para a implementação de processo de ensino e de aprendizagem eficiente e eficaz para novas habilidades, tanto no individual quanto em equipe.

Carga horária: 420h /Duração média 12 meses.

Público-Alvo: graduados em Educação, Psicologia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Gestores de Recursos Humanos, Administração e demais profissionais graduados que buscam novas formas de gestão na área de recursos humanos para torná-las estratégicas e eficazes, bem como, profissionais interessados no estudo do potencial de Inteligência.

Disciplinas/Conteúdo
Educação Cognitiva na Construção de Processos de Aprendizagem
Desenvolvimento de funções cognitivas e operações mentais.
Subjetividade e sentido subjetivo da aprendizagem: implicações pedagógicas.
Aprendizagem Significativa na Perspectiva da Teoria da Atividade.
Concepção da teoria da aprendizagem significativa e da teoria da atividade para formação inicial e continuada de professores da Educação Básica.
Transformações Cognitivas Fundamentais
Fundamentos da transformação cognitiva fundamental.
Processos cognitivos, mapa cognitivo, análise e transformação do ato mental.
A Mediação do Processo de Aprendizagem?
Principais características da mediação no processo de aprendizagem.
Relações entre aprendizagem e ensino como processos culturais e historicamente mediados pela atividade humana.
Análise do Potencial 
Fundamentos teóricos e conceituais do funcionamento cognitivo.
Psicodiagnóstico dinâmico.
Projetos de Intervenções Educacionais?
Conceito de projeto e projeto de intervenção educacional.
Classificação dos projetos presentes na área educacional.
Construção de projeto estratégico educacional.
Políticas Públicas Educacionais no Brasil?
Atuais políticas educacionais públicas: programas de Educação profissional e continuada, programas da Secretária de Educação Básica, Programa da Secretaria de Educação Especial, Programas da Secretaria de Educação a distância, Programas da Secretaria de Educação Superior, Políticas e avaliação do Ministério da Educação
Metodologia da Pesquisa

Corpo Docente
Prof. M.e Emerson Ferreira da Rocha
Prof. Esp. Marivaldo dos Santos Souza
Prof.ª Esp. Marlene Oliveira Garcia Banhos
Prof.ª Dra Monica Cristina Musse
Prof.ª M.ª Ruth Rodrigues Ladeira

*Ocorrerá um encontro presencial ao término do curso para realização da Avaliação Final e Defesa Escrita do TCC.


 

27/08/2019 - (data prevista para início do curso)
Turma confirmada!
Ver investimento


Copyright © Pós Graduação Estácio 2019