Pós-Graduação a Distância

Suplementação Nutricional e Drogas Vegetais na Nutrição Clínica e Esportiva


OBJETIVO
Este curso de Especialização visa aprofundar os conceitos e utilização de suplementos alimentares e fitoterápicos na prática clínica e aplicar o conhecimento sobre suplementação na nutrição clínica e esportiva e aprofundar os conhecimentos básicos: bioquímica, imunologia e farmacologia. Definir suplementação e drogas vegetais e aplicar os conceitos de suplementação e drogas vegetais nas diversas patologias clínicas e na performance esportiva.

ÁREAS DE ATUAÇÃO
Ao final deste curso o nutricionista estará apto à prescrição de suplementos nutricionais e chás medicinais, complementando a prescrição dietética no atendimento clínico em consultórios, ambulatórios, academias, clínicas, hospitais, lojas de suplementos e farmácias de manipulação. 

COORDENAÇÃO
M.ª Gabriela Chamusca 

PÚBLICO-ALVO
Graduados em Nutrição

CARGA HORÁRIA
360h, aproximadamente 1 ano e 6 meses
 

QUER TER ACESSO A UM CONTEÚDO EXCLUSIVO?

A Pós Estácio juntamente com a coordenadora da Pós em Nutrição Clínica Ortomolecular, promoveu um mini curso através de uma live, que vai potencializar a sua atuação como profissional. 

Clique no banner abaixo e assista!

DISCIPLINAS/CONTEÚDOS

MÓDULO 1. Carga Horária: 180 horas

BASES NUTRICIONAIS – 40h
Metabolismo dos Carboidratos; Carboidratos; Metabolismo de Lipídios; Metabolismo de Proteínas; Vitaminas Lipossolúveis; Vitaminas Hidrossolúveis; Minerais; Antioxidantes

EXERCÍCIO E TREINAMENTO DESPORTIVO – 20h
Exercício e Treinamento Físico; Fatores que Afetam o Desempenho; Parâmetros da Aptidão Física; Treinamento dos Sistemas Energéticos; Alterações e Adaptações Fisiológicas Induzidas pelo Exercício nos Sistemas Neuromuscular, Endócrino, Cardiorrespiratório, Imunológico

FISIOPATOLOGIA DAS DOENÇAS – 40h
Homeostase e Obesidade; Degeneração e Morte Celular: Um Resumo; Tecido Adiposo; Aterosclerose e Hipertensão; Papel das lipoproteínas de alta densidade na prevenção da aterosclerose.

INTRODUÇÃO À FITOTERAPIA E SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL – 40h
Introdução à Fitoterapia; Legislação em Fitoterapia e Suplementação Nutricional; Avaliação do Estado Nutricional; Necessidades e Recomendações Nutricionais.

PRESCRIÇÃO DE SUPLEMENTOS, FITOTERÁPICOS E ALIMENTOS FUNCIONAIS – 40 h
Prescrição de Fitoterápicos e Suplementos Nutricionais; Prescrição de Suplementos Alimentares; Alimentos Funcionais.

MÓDULO 2. Carga Horária: 180 horas

SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL E FITOTERAPIA NA SAÚDE – 40h
Introdução à Suplementação Nutricional e Fisioterapia na Saúde; Prescrição para Crianças; Prescrição para Crianças e para Adolescentes; Prescrição no Adulto Saudável e no Envelhecimento.

SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL E FITOTERAPIA NAS DOENÇAS – 40h
Suplementação Nutricional I; Suplementação Nutricional nas Dislipidemias; Suplementação Nutricional II; Suplementação Nutricional nas Doenças Autoimunes; Fitoterapia I; Fitoterapia no Diabetes;Fitoterapia II 

SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL, RECURSOS ERGONÔMICOS E FITOTERÁPICOS NO ESPORTE – 40h
A Nutrição Esportiva, Recomendações Nutricionais e Avaliação Física e Corporal de Atletas e Esportistas; Suplementos, Vitaminas e Minerais e Ganho de Massa Muscular; Recursos Ergogênicos, Termogênicos e Estimulantes e os Anabolizante; Os Fitoterápicos no Esporte.

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR – 60h
O professor do ensino superior e a legislação; A relação professor-aluno e a construção da afetividade no processo de ensino aprendizagem; Planejar as aulas; Exemplo de plano de ensino; Procedimentos de ensino; Apresentação do grupo; Apresentação de idéias; Aula expositiva; Debate; Ensino com pesquisa; Estudo de caso; Estudo dirigido; Seminário; Grupo de verbalização e grupo de observação (GVGO); Grupos de oposição; Avaliar a aprendizagem do aluno.