Pós-Graduação a Distância

Tecnologia de Alimentos


OBJETIVO
A cadeia produtiva de alimentos apresenta necessidades em todos os setores. No campo, a deficiência de técnicas adequadas e o desconhecimento das legislações têm resultado em perdas significativas de alimentos e, por consequência, na diminuição dos lucros. Para as indústrias de alimentos, a constante concorrência torna obrigatório o desenvolvimento de novos produtos, a aplicação de novas tecnologias, bem como o cumprimento das legislações nacionais e internacionais, atendendo às necessidades do mercado.

DESCRIÇÃO
Para todos os setores da cadeia produtiva de alimentos é fundamental a presença de profissionais efetivamente capacitados a atender às necessidades de cada setor, levando ao desenvolvimento das empresas. Com essa perspectiva, a pós-graduação em Tecnologia de Alimentos pretende preparar profissionais no conhecimento das legislações sanitárias, contemplando as exigências do Ministério da Saúde e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tornando-os capazes de interferir na produção de diversos alimentos, oferecendo conhecimento em tecnologia de farinhas, de carnes, de alimentos liofilizados, de vegetais minimamente processados, e ferramentas para a adequação das empresas à proposta de sustentabilidade ambiental. Os professores do curso são, em sua maioria, mestres e doutores com ampla experiência teórica e prática em suas áreas de atuação.

ÁREAS DE ATUAÇÃO
Profissionais especialistas em Tecnologia de Alimentos atendem à demanda de responsabilidade técnica, desenvolvimento de produtos, gerenciamento da qualidade na produção de alimentos e sustentabilidade ambiental.

PÚBLICO-ALVO
Profissionais com formação em Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Biomedicina, Biologia, Química industrial, Gastronomia e Nutrição.

CARGA HORÁRIA
420h, aproximadamente 12 meses.


DISCIPLINAS/CONTEÚDOS

Tecnologia no Beneficiamento de Farinhas 
Apresenta os diversos tipos de farinhas, suas aplicações na indústria de alimentos, como também a abordagem do correto armazenamento e técnicas de processamento.

Destino e Impacto de Subprodutos e Resíduos Industriais
Discussão sobre como proceder com os diferentes resíduos produzidos. Apresentação de procedimentos para a detecção e o controle da qualidade da água e do ar nas empresas.

Tecnologia no Processo de Vegetais Minimamente Processados
Apresentação do comportamento vital dos vegetais e dos procedimentos para o seu processamento, garantindo a qualidade dos produtos finalizados e das etapas envolvidas.

Tecnologia no Processamento de Carnes e Derivados
Discussão desde o abate até a produção de diferentes produtos, cortes e embutidos, segundo as recomendações do MAPA.

Tecnologia para a Obtenção de Alimentos Liofilizados
Apresentação de técnicas e alimentos envolvidos no processo. Técnicas e aplicações.

Metodologia da Pesquisa 
Orientação para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso com temas pertinentes à Tecnologia de Alimentos.

*Ocorrerá um encontro presencial ao término do curso para realização da Avaliação Final e Defesa Escrita do TCC.

COORDENAÇÃO

M.ª Sandra Rojas Duailibi 

26/01/2021 - (data prevista para início do curso)

Ver investimento


Copyright © Pós Graduação Estácio 2021