Pós-Graduação Presencial

Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material e Esterilização


OBJETIVO DO CURSO:
O projeto “Cirurgias Seguras Salvam Vidas” foi lançado oficialmente no Brasil no mês de maio de 2010, pela OPAS/OMS, Ministério da Saúde - Secretaria de Atenção à Saúde, Anvisa, Colégio Brasileiro de Cirurgiões e outros parceiros, exigindo que projetos educativos sejam dirigidos aos profissionais de saúde quando destacamos a Especialização do Enfermeiro para o adequado gerenciamento do bloco cirúrgico. Além do Centro Cirúrgico e da Sala de Recuperação Pós-Anestésica, a Central de Material e Esterilização (CME) compõe esse bloco e é uma unidade de apoio técnico a todas as unidades assistenciais do hospital. É relevante a sua responsabilidade pelo processamento de artigos diretamente envolvidos nos procedimentos cirúrgicos (instrumentais e roupas cirúrgicas), bem como ao participar indiretamente do cuidado aos demais pacientes da instituição. Nesse contexto, o curso de Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material e Esterilização contempla conteúdos que envolvem essas importantes e complexas áreas de trabalho do enfermeiro, em diferentes momentos que devem ser dirigidos aos usuários da atenção em saúde que são submetidos a procedimentos cirúrgicos. No curso, são nossas preocupações a gestão do cuidado a partir do trabalho voltado para a avaliação da qualidade desse cuidado, orientada pela definição de indicadores assistenciais (estrutura, processos e resultados). 

DESCRIÇÃO:
A especificidade do cuidado de enfermagem no bloco cirúrgico exige a especialização de enfermeiros capazes de gerenciar essa área, compreendendo que tanto a dinâmica do cuidar quanto os cuidados de enfermagem propriamente ditos devem ser voltados à objetividade das ações, cuja intervenção é de natureza técnica, visando à recuperação do cliente. O objetivo do curso é especializar enfermeiros para a implementação do cuidado sistematizado de enfermagem no bloco cirúrgico (Centro cirúrgico, Sala de recuperação pós-anestésica e Central de Material e Esterilização). Trata-se de um curso na modalidade presencial, em que serão discutidos conceitos teóricos com simulações práticas do cuidado de enfermagem no bloco cirúrgico e discussão de protocolos do cuidado de enfermagem com vistas à sistematização da assistência prestada, propondo alternativas de melhoria da qualidade da assistência. As aulas proporcionarão debates pautados em ampla produção científica relacionada à assistência prestada ao cliente cirúrgico e aos demais serviços do hospital, também clientes diretos das Centrais de Material e Esterilização. Aos discentes ainda não atuantes na área será oferecida a realização de atividade de visita técnica a hospital. 

METODOLOGIA:
Verifique a metodologia e a periodicidade na cidade de escolha do seu curso

COORDENAÇÃO:
Prof. Ma. Ana Lucia Pazos Dias
Prof. Dra. Lia Cristina Galvão dos Santos

CARGA HORÁRIA: 430h

Sendo 280h presenciais e 80h ao vivo/online + 70h de atividades práticas

PÚBLICO-ALVO: graduados em Enfermagem

DISCIPLINAS/CONTEÚDO

• Gerência de Enfermagem no Bloco Cirúrgico Objetivando Cirurgia Segura
O serviço da enfermagem na gestão de qualidade. Indicadores de qualidade de um serviço de enfermagem no CC, RPA e CME. Padronização de tarefas com base em POPs.
Aquisição de insumos no bloco cirúrgico – Instrumentais consignados. Avaliação qualitativa, quantitativa, padronização de materiais e custo.
Aspectos éticos e legais relacionadas às ações no CC/RPA e CME.Eventos adversos no bloco cirúrgico.
Gestão participativa. Relações interpessoais no trabalho em equipe. Trabalhando conflitos.
Arquitetura de um CC,RPA e CME
A Engenharia hospitalar na minimização dos riscos em Centro Cirúrgicos

Trabalho de Enfermagem em Central de Material e Esterilização
Fluxo de recebimento e entrega de materiais. Classificação dos artigos segundo o potencial de contaminação. Estratégias, insumos e equipamentos para a limpeza de artigos. Reuso de artigos de uso único. Legislação nacional e internacional. 
Reprocessamento de artigos de uso hospitalar: métodos de esterilização e tipos de embalagens.
Reprocessamento de artigos de uso hospitalar: métodos de desinfecção química e física.
Estocagem/ distribuição de artigos cirúrgicos.
Equipamentos – critérios para aquisição.Terceirização do processo de esterilização.

Sistematização do Cuidado de Enfermagem em Centro Cirúrgico
Cirurgia Segura – Protocolos da OMS
Segurança do paciente – CheckList
Sistematização da assistência de enfermagem nas cirurgias videoassistidas, minimamente invasivas, via orifícios naturais e orifício único, cirurgia robótica: conceito, equipamentos, técnicas utilizadas.
Processo de Enfermagem no período perioperatório. Avaliação pré-operatória do paciente.Recepção do paciente no Centro Cirúrgico.Preparo da sala cirúrgica. Procedimentos de paramentação para a cirurgia. Instrumentação cirúrgica. Montagem da mesa cirúrgica. Tipos de suturas.
Equipamentos cirúrgicos: Recomendação para o uso das placas de dispersão e prevenção de eletroqueimaduras.
Avaliação do risco anestésico. Anestesia: história, tipos de anestesia, segurança em anestesia. Avaliação das vias aéreas. Principais complicações: hipertermia maligna, hipotermia e alergia ao látex. 
Posicionamento do paciente Cuidados e manuseio de amostras e peças anatômicas, estimativa da perda sanguínea, registros de ocorrências, sinais de emergência cirúrgica. PCR.
Prevenção e controle de infecções associadas à saúde no bloco cirúrgico. Fatores relacionados à infecção do paciente cirúrgico. Biossegurança.
Procedimentos adequados para lidar com a exposição percutânea de risco (acidentes pérfuro-cortantes)
Prevenção e controle de infecções associadas à saúde no bloco cirúrgico. Preparo da pele, tricotomia dos pacientes, uso de antissépticos e profilaxia antimicrobiana. Tipos de cicatrização.

Sistematização do Cuidado de Enfermagem em Cuidados Trans-operatórios
Morte Encefálica – Identificação e Manutenção do potencial doador.Sistema Nacional de Transplante – Legislação. Aspectos bioéticos da morte nos cenários cirúrgicos.
Sistematização da assistência de enfermagem no período transoperatório nas cirurgias de alta complexidade: transplantes de órgãos - captação do órgão, transporte e implante. 
Gerenciamento e Intervenções Gerais e Específicas
Sistematização da assistência de enfermagem no período transoperatório nas cirurgias de pequena e média complexidade
Sistematização da assistência de enfermagem nas cirurgias de trauma - Atendimento integrado.
Sistematização da assistência de enfermagem no período transoperatório nas cirurgias de alta complexidade: cirurgias cardíacas
Circulação extra corpórea.
Sistematização da assistência de enfermagem no período transoperatório nas cirurgias de alta complexidade: neurocirurgias 

Sistematização do Cuidado de Enfermagem em Recuperação Pós-Anestésica
Sistematização da assistência de enfermagem nas complicações dos procedimentos cirúrgicos em RPA:Cirurgias de cabeça e pescoço (tireoidectomia/buco maxilo)Cirurgias Abdominais/ortopédicas/torácicas/Neuro
Sistematização da assistência de enfermagem nas complicações respiratórias (laringo e bronco espasmo) e o suporte ventilatório (invasivo e não invasivo) no período pós-anestésico. Extubação. 
Sistematização da assistência de enfermagem nas principais complicações pós-operatórias:Hemodinâmicas (choques/arritmias/distúrbios pressóricos)
Recepção e avaliação do paciente na sala de recuperação anestésica. Exame físico. Monitorização hemodinâmica não invasiva e invasiva.
Cuidados com cateter peridural.
O despertar da consciência: escalas de avaliação do nível de consciência, escalas de sedação, escalas de dor. Dor e analgesia pós operatória. Dor aguda. Critérios de alta em RPA e escalas de avaliação.

Atividades Práticas

Metodologia da Pesquisa

CORPO DOCENTE:

Profa. Esp. Marguerita Rose Abdalla Gomes
Prof. Esp. Rogério Marques de Souza 
Profa. Esp. Gisela Bruns Carneiro 
Prof. Dr. Dalmo Valério Machado de Lima 
Profa. Esp. Maria Estela Bezerra G. dos Santos 
Profa. Ma. Simone Moreira 
Profa. Esp. Heleonora Diva Borges Rodrigues
Profa. Ma. Cristina Carvalho Viana de Araújo 
Profa. Ma. Isabel Vital
Profa. Esp. Eliete Lannes Moura de Oliveira
Profa. Ma. Patricia Rosa Vieira
Profa. Dra. Graciele Oroski

SAO PAULO

  • UNIDADE BELA VISTA - RUA TREZE DE MAIO, 681
  • 17/09/2022 - (data prevista para início do curso)
  • Sábado e domingo, uma vez por mês, das 8h às 18h
  • Ver investimento

Cidades

SALVADOR

  • UNIDADE GILBERTO GIL - RUA XINGU - RUA XINGU
  • 10/09/2022 - (data prevista para início do curso)
  • Sábado e domingo, uma vez por mês, das 8h às 18h
  • Ver investimento

BELO HORIZONTE

  • UNIDADE FLORESTA - AV. FRANCISCO SALES, 23 - FLORESTA - AV. FRANCISCO SALES
  • 10/09/2022 - (data prevista para início do curso)
  • Sábado e domingo, uma vez por mês, das 8h às 18h
  • Ver investimento

RIO DE JANEIRO

  • UNIDADE NORTE SHOPPING - AV. DOM HELDER CÂMARA - AV. DOM HELDER CÂMARA
  • 10/09/2022 - (data prevista para início do curso)
  • Dois Sábados ao mês, das 8h às 18h
  • Ver investimento

NITEROI

  • UNIDADE NITERÓI I - RUA EDUARDO LUIZ GOMES, 134
  • 10/09/2022 - (data prevista para início do curso)
  • Sábado e domingo, uma vez por mês, das 8h às 18h
  • Ver investimento