Pós-Graduação Presencial

Ensino de Língua Espanhola


OBJETIVO 
A pós em Ensino de Espanhol dá ao aluno a oportunidade de aprender, na teoria e na prática, o que há de mais atual no ensino de idiomas, além de conhecer a área de diversos ângulos, abordando didática de ensino, uso de novas tecnologias e nível avançado de língua espanhola.

DIFERENCIAL
Dupla Certificação: 
Certificado de Pós-graduação lato sensu no Brasil + Certificado Internacional do Instituto Cervantes RJ de Tutor de Aula Virtual de Español (AVE).  

O aluno da pós em Ensino de Língua Espanhola que tenha obtido o DELE superior e conclua com nota superior a 7,0 (sete) o módulo de Uso de Novas Tecnologias no ensino da língua espanhola receberá o certificado de Tutor da AVE (Aula Virtual del Español), pelo Instituto Cervantes do Rio de Janeiro.
Válido para aluno EAD ou presencial em qualquer das cidades do Brasil em que o curso é oferecido. A aprovação neste módulo dependerá, portanto, de ambas instituições.
O aluno certificado poderá colaborar como Tutor da Aula Virtual on-line dos cursos virtuais do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, bem como participar das bancas das provas DELE, sempre que o Instituto o solicite.

ÁREAS DE ATUAÇÃO
Oportunidade de trabalhar como professor(a) de espanhol em escolas públicas, particulares e cursos de idiomas; Professor(a) particular de espanhol (presencial ou à distância), com possibilidade de ter alunos do mundo inteiro; Tutor(a) de AVE Global, os cursos de espanhol online do Instituto Cervantes.

PÚBLICO-ALVO
Graduados em Letras, ou em qualquer outra área, com bom domínio da língua espanhola, e que queiram se especializar no ensino do idioma; docentes de língua espanhola atuantes na rede regular de Ensino Fundamental, Médio ou Superior; professores de cursos de idiomas; ex-alunos das pós-graduações em Tradução e/ou Língua Espanhola e suas Literaturas.

CARGA HORÁRIA
380h (teórico-prático), aproximadamente 1 ano e 6 meses.

DISCIPLINAS/CONTEÚDO
Língua Espanhola em Nível Avançado
• Estudo da gramática espanhola em nível avançado e práticas do vocabulário escrito e falado no mundo hispânico;
• Aulas de gramática contrastiva, estruturas verbais, preposições, conjunções e pronomes;
• O espanhol falado no mundo e aquisição e registros.

Didática do Ensino da Língua Espanhola
• Habilidades linguísticas receptivas (compreensão oral e escrita);
• Habilidades linguísticas produtivas (produção oral e escrita);
• Língua e cultura;
• Metodologia e gestão de sala de aula;
• Programa de curso e planejamento de aulas;
• Técnicas de correção de erros e avaliação;
• Currículo.

Uso de Novas Tecnologias no Ensino de Língua Espanhola
• Ferramentas de interação com o aluno;
• Uso das redes de relacionamento;
• Vídeos e animações em sala de aula.

Metodologia de Pesquisa (total ou parcialmente a distância)
• Módulo dedicado à confecção e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).


COORDENAÇÃO

José Luis Sánchez
Doutor em Filologia Portuguesa pela Universidade de Barcelona (Espanha) e em Teoria da Tradução pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB-Barcelona). Graduado em Tradução e Interpretação pela Universidade de Barcelona (Espanha). Tradutor de Cervantes, Machado de Assis, Lima Barreto, José de Alencar, Clarice Lispector, Vinícius de Moraes e Lygia Fagundes Telles. Autor-diretor de cinco dicionários.

Meritxell Almarza
Mestre em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e em Editoração Global em Espanhol pela Universidade Pompeu Fabra de Barcelona (Espanha). Graduada em Tradução e Interpretação pela Universidade Pompeu Fabra de Barcelona. Tradutora e revisora no par ES-PT e PT-ES para o mercado editorial e do jornal El País, além de coordenadora de dicionários bilíngues.


CORPO DOCENTE

Adriana Junqueira Arantes

Mestra e Graduada em Língua Espanhola e respectivas literaturas pela Universidade de São Paulo (USP). Parecerista ad hoc na revista Signo (UNISC-RS). Autora de material didático para Educação Básica e Ensino Superior de diversas instituições. Tradutora, autora e editora especialista para Martin Claret, Fundação Memorial da América Latina, Boitempo, Manole, entre outros.

Adriana Maria Ramos Oliveira
Doutora em Língua Espanhola e Linguística Aplicada pela UNED. Mestra em Alta Especialización en Filología Hispánica pelo CSIC (Espanha). Mestra em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Língua e Literaturas em Espanhol pela Agencia Española de Cooperación Internacional. Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico. Chefe do Departamento de Línguas Estrangeiras Aplicadas do Ensino Superior do Cefet-RJ.

Ana Beatriz Simões da Matta
Mestra em Linguística pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-RJ). Licenciada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professora de Língua Espanhola e de Português para Estrangeiros.

Belén García Llamas
Doutora em Filologia Hispânica pela UNED. Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Alcalá de Henares (Espanha). Bacharel em Filologia Hispânica pela Universidade Autônoma de Madri (Espanha). Professora formadora do Instituto Cervantes no Rio de Janeiro e responsável pela Aula Multimídia. Coordenadora de projetos de ensino e aprendizagem de espanhol para estrangeiros na área de TRIC. Professora de cursos especiais de Literatura Espanhola e Hispano-Americana no Instituto Cervantes.

Leandro Gomes Dias Bolivar
Mestrando em Educação em Tecnologias Digitais pela Universidade de Lisboa (Portugal). Especialista em Práticas Docentes no Ensino de Língua Espanhola pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Professor do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias no programa de pós-graduação lato sensu em coordenação pedagógica. Professor de espanhol em cursos de idiomas e escolas.

---

Veja no vídeo o Prof. José Luis Sánchez falando sobre a reforma ortográfica da língua espanhola: https://youtu.be/oDZZ5A9q7C4

Módulos 
Língua Espanhola em Nível Avançado: Estudo da gramática espanhola em nível avançado e práticas do vocabulário escrito e falado no mundo hispânico, pelos professores José Luis Sánchez, Meritxell Almarza e Milagros Juste, para professores e profissionais da língua. Duração: 5 meses

Didática de Ensino da Língua Espanhola: Módulo em que se trabalha a didática e prepara o aluno para ensinar a língua espanhola. Duração: 6 meses.

Uso de Novas Tecnologias no Ensino de Língua: Módulo dedicado ao uso das novas plataformas de ensino de língua, às ferramentas de interação com o aluno, ao uso das redes de relacionamento, aos vídeos e animações em sala de aula. Em suma, tudo o que é preciso para entrar na nova era do ensino interativo. Duração: 5 meses.

 

RIO DE JANEIRO

Unidade Centro I - Av. Presidente Vargas, 642 Centro - Av. Presidente Vargas, 642 Centro
24/10/2020 - (data prevista para início do curso)
Sábados Quinzenais das 08:00 ás 18:00
Ver investimento

SAO PAULO

Unidade Bela Vista (Cetec) - Rua Treze de Maio - Rua Treze de Maio
24/10/2020 - (data prevista para início do curso)
Sábado e domingo, das 8h às 18h, uma vez por mês.
Ver investimento

SAO PAULO

Unidade Bela Vista (Cetec) - Rua Treze de Maio - Rua Treze de Maio
12/09/2020 - (data prevista para início do curso)
Sábado e domingo, das 8h às 18h, uma vez por mês.
Ver investimento


Copyright © Pós Graduação Estácio 2020