Pós-Graduação Presencial

Ensino de Língua Espanhola

DUPLA CERTIFICAÇÃO: Certificado de Pós-graduação lato sensu no Brasil + Certificado Internacional do Instituto Cervantes RJ de Tutor de Aula Virtual de Español (AVE).  

O aluno da pós-graduação em Ensino de Língua Espanhola  que tenha obtido o DELE superior e conclua com nota superior a 7,0 (sete) o módulo de Uso de Novas Tecnologias no ensino da língua espanhola receberá o certificado de Tutor da AVE (Aula Virtual del Español), pelo Instituto Cervantes do Rio de Janeiro.

Válido para aluno EAD ou presencial em qualquer das cidades do Brasil em que o curso é oferecido. A aprovação neste módulo dependerá, portanto, de ambas instituições.
O aluno certificado poderá colaborar como Tutor da Aula Virtual on-line dos cursos virtuais do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, bem como participar das bancas das provas DELE, sempre que o Instituto o solicite.


Carga Horária: 380h

Público-Alvo: graduados em Letras ou em áreas afins, com conhecimentos intermediário/avançado em língua espanhola e que queiram se especializar no ensino da língua espanhola e entrar neste mercado profissional; Docentes de Língua Espanhola atuantes na rede regular de Ensino fundamental, médio ou superior; Professores de cursos de idiomas

Disciplinas/Conteúdo
- Gramática em Nível Avançado
- A Língua Espanhola Falada e Escrita no Mundo
- Abordagem Comunicativa ao Ensino de Línguas
- Habilidades Linguísticas Receptivas – Compreensão Escrita e Compreensão Oral
- Habilidades Linguísticas Produtivas – Produção Oral e Produção Escrita
- Metodologia e Gestão da Sala de Aula
- Currículo, Programa de Curso e Planejamento de Aulas
- Técnicas de Correção de Erros
- Técnicas de Avaliação
- Língua e Cultura
- Uso de Novas Tecnologias no Ensino da Língua Espanhola
- Metodologia da Pesquisa (total ou parcialmente a distância)


Corpo Docente

José Luis Sánchez: Doutor em Filologia Portuguesa (Universidade de Barcelona), graduado em Tradução e Interpretação (Universidade Autônoma de Barcelona), autor-diretor de 5 dicionários de português-espanhol-português, professor de cursos de tradução em várias universidades.

Meritxell Almarza: Mestre em Editoração global espanhola e internacional (Universidade Pompeu Fabra de Barcelona), graduada em Tradução e Interpretação (Universidade Pompeu Fabra de Barcelona), pós-graduada em Didática de ELE (Universidade de Barcelona), coordenadora de 5 dicionários de português-espanhol-português.

Adriana Maria Ramos Oliveira: Mestre em Letras Neolatinas (UFRJ), doutoranda em Língua Espanhola e Linguística Aplicada (UNED), especialista em Filologia Hispânica pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas (Espanha). Professora de Língua Espanhola no CEFET/RJ.

Leandro Gomes Dias Bolivar: Especialista em Práticas Docentes no ensino de Língua Espanhola (UVA), mestrando em Educação em Tecnologias Digitais (Universidade de Lisboa). Atua como professor do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica. Atuou como professor de espanhol em vários cursos e escolas.

Ana Beatriz Simões da Matta: Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras pelo CEFET- RJ, licenciada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professora de língua espanhola e de português para estrangeiros.

Rodrigo da Silva Campos: Doutorando e mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui bacharelado e licenciatura em Letras: Português/ Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor assistente e pesquisador no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua na área de formação de professores de língua estrangeira.

Belén García Llamas: Doutora em Filologia Hispânica (UNED, 2016), mestre em Linguística aplicada (Universidade Alcalá de Henares), bacharel em Filologia Hispânica (Universidade Autônoma de Madri). Desde 2002, é professora formadora no Instituto Cervantes do Rio de Janeiro e responsável da Aula Multimídia. Coordena projetos de ensino/aprendizagem de espanhol para estrangeiros na área de TRIC. Também é professora de cursos especiais de Literatura Espanhola e Hispano-americana no Instituto Cervantes do Rio de Janeiro.


 

Veja no vídeo o Prof. José Luis Sánchez falando sobre a reforma ortográfica da língua espanhola: https://youtu.be/oDZZ5A9q7C4


Módulos 
Língua Espanhola em Nível Avançado: Estudo da gramática espanhola em nível avançado e práticas do vocabulário escrito e falado no mundo hispânico, pelos professores José Luis Sánchez, Meritxell Almarza e Milagros Juste, para professores e profissionais da língua. Duração: 5 meses

Didática de Ensino da Língua Espanhola: Módulo em que se trabalha a didática e prepara o aluno para ensinar a língua espanhola. Duração: 6 meses.

Uso de Novas Tecnologias no Ensino de Língua: Módulo dedicado ao uso das novas plataformas de ensino de língua, às ferramentas de interação com o aluno, ao uso das redes de relacionamento, aos vídeos e animações em sala de aula. Em suma, tudo o que é preciso para entrar na nova era do ensino interativo. Duração: 5 meses.

 

RIO DE JANEIRO

Unidade Centro I - Av. Presidente Vargas, 642 Centro - Av. Presidente Vargas, 642 Centro
17/08/2019 - (data prevista para início do curso)
Sábados quinzenais das 8h às 18h.
Ver investimento

SAO PAULO

Unidade Bela Vista (Cetec) - Rua Treze de Maio - Rua Treze de Maio
21/09/2019 - (data prevista para início do curso)
Sábado e domingo, das 8h às 18h, uma vez por mês.
Ver investimento


Copyright © Pós Graduação Estácio 2019