Pós-Graduação Presencial

Língua Espanhola e Suas Literaturas

Carga Horária: 360h


Público-Alvo: graduados em Letras ou em qualquer outra área, com conhecimentos intermediário/avançado de Língua Espanhola e que queiram se especializar no ensino da Língua Espanhola; Docentes da Língua Espanhola atuantes na rede regular do Ensino Fundamental, médio ou superior; Professores de cursos de idiomas; Ex-alunos nossos da Pós-graduação em Tradução ou em Ensino de Língua Espanhola.


Disciplinas/Conteúdo
•  Língua Espanhola em Nível Avançado - Gramática
Gramática I, II e III
• Língua Espanhola em Nível Avançado - Vocabulário
Vocabulário I e II
• O Ensino da Literatura em Língua Espanhola
O Ensino da Literatura em Língua Espanhola I e II
• A Literatura até o Século XX
Barroco e século de ouro
Realismo
Modernismo
Poesia e Teatro
A Literatura nos Séculos XX e XXI
A Literatura fantástica e suas vertentes: realismo mágico e neofantástico
Infanto-juvenil
Humor
Autores pós-modernos e microrrelato
• Metodologia da Pesquisa

Corpo docente

José Luis Sánchez. Coordenador. Doutor em Filologia Portuguesa e em Teoria da Tradução, graduado em Tradução e Interpretação (Universidade de Barcelona), tradutor de Cervantes,Machado de Assis, Lima Barreto, José de Alencar, Clarice Lispector, Vinicius de Moraes, Lygia Fagundes Telles etc., autor-diretor de 5 dicionários, professor de cursos de tradução em várias universidades.  

                            
Meritxell Almarza.Coordenadora. Mestre em Editoração global espanhola e internacional (Universidade Pompeu Fabra de Barcelona), graduada em Tradução e Interpretação (Universidade Pompeu Fabra de Barcelona), pós-graduada em Didática de ELE (Universidade de Barcelona), coordenadora de dicionários português-espanhol-português, tradutora.


Adriana Junqueira Arantes. Mestre em Literaturas em língua espanhola pela USP.Professora de Pós-graduação em tradução literária – UNESA. Docente na graduação da disciplina de Literaturas em língua espanhola – FMU. Parecerista da Pós-graduação Ad hoc – FUSP/UNIVESP. Docente na graduação da disciplina de Literaturas em língua espanhola – ISEAP, 2006/2012. Autora de Material didático EAD – UNIFRAN/UNEB/UNIP. Tradutora/autora de paratextos – Ed. Martin Claret, Fund. Memorial da Am. Latina, Ed. Boitempo, entre outros.


Marta Pérez Rodríguez. Doutora em Língua e Literaturas espanhola e hispano-americana pela USP. Professora do Instituto Cervantes de São Paulo. Palestrante internacional com ênfase em temas cervantinos (brasileiros) e Século de Ouro espanhol, vinculada a grupo de pesquisa do CNPq.

             
Rosa Hernández Nougué. Especialista em Docência no Ensino Superior (Universidade Estácio de Sá), graduada em Letras (com ênfase em Literatura Espanhola e Língua Latina) pela UdelaR de Uruguai, professora de Língua e Literatura Espanholas e Língua Latina na Faculdade de Filosofia Santa Doroteia (2009-2014), professora de Língua Espanhola e Língua Latina no Seminário Diocesano de Nova Friburgo (2011-2015), finalista do concurso internacional de literatura infantil Leer es Vivir (2014) da editora Everest (Espanha). Escritora, tradutora técnica e literária do português ao espanhol.


Convidada
Belén García Llamas. Doutora em Filologia Hispânica (UNED, 2016), mestre em Linguística aplicada (Universidade Alcalá de Henares), bacharel em Filologia Hispânica (Universidade Autônoma de Madri). Desde 2002, é professora formadora no Instituto Cervantes do Rio de Janeiro e responsável da Aula Multimídia. Coordena projetos de ensino/aprendizagem de espanhol para estrangeiros na área de TRIC. Também é professora de cursos especiais de Literatura Espanhola e Hispano-americana no Instituto Cervantes do Rio de Janeiro.

Veja no vídeo o Prof. José Luis Sánchez falando sobre a reforma ortográfica da língua espanhola: https://youtu.be/oDZZ5A9q7C4

RIO DE JANEIRO

Unidade Centro I - Av. Presidente Vargas, 642 Centro - Av. Presidente Vargas, 642 Centro
21/03/2020 - (data prevista para início do curso)
Sábados quinzenais das 8h às 18h.
Ver investimento

SAO PAULO

Unidade Bela Vista (Cetec) - Rua Treze de Maio - Rua Treze de Maio
28/03/2020 - (data prevista para início do curso)
Sábado e domingo, das 8h às 18h, uma vez por mês.
Ver investimento


Copyright © Pós Graduação Estácio 2019