Prêmio Nobel de Física

O prêmio Nobel de Física levanta questionamentos sobre o universo.

Peter Higgs e François Englert são os vencedores do prêmio concedido à descoberta mais significativa na Física.

Peter Higgs foi o responsável por uma das mais controversas descobertas:  o “bóson de Higgs”, batizado assim por ter sido descoberto por ele.

Em termos menos científicos, o bóson seria a partícula que ocupa o espaço do vácuo e que une átomos e moléculas, propiciando, assim, a vida.

Somados cerca de 8 bilhões de gastos nessa pesquisa, alguns cientistas afirmam que tal descoberta equivale à descoberta da estrutura do DNA, há 60 anos. Alguns dizem que só se poderia comparar ao impacto na ciência da teoria da gravidade, de Isaac Newton, em 1687.

Não só a área da Física se agitou com a tal descoberta, mas áreas de estudo como a Filosofia e a Religião também pretendem colocar em debate o bóson de Higgs.

Mas, como falamos anteriormente, é uma descoberta polêmica, já que alguns cientistas dizem que não há motivos para tanto entusiasmo, já que somente 4% do universo correspondem à matéria, o que tornaria a descoberta pouco relevante em relação ao mistério e ao desconhecido que envolve o “mundo, mundo, vasto mundo”, como já proclamou o poeta Carlos Drummond de Andrade, sem prêmio Nobel, mas ciente das limitações humanas.

Conheça os cursos de Pós-graduação em Filosofia oferecidos pela Estácio!