Rita Alves


 A Pós-graduação Estácio de Sá preparou esta série sobre a ONU como uma das formas que encontrou para contribuir com um mundo mais consciente.


As atividades da ONU-Habitat têm seu início em 1978, numa Conferência sobre Assentamentos Humanos, no Canadá.

Morar bem é questão de Saúde Pública.

Um dos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos garante o direito a moradia:


“Artigo XXV
 1. Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.”

Assim, em sintonia com os Direitos Humanos, a ONU-Habitat promove campanhas para conscientizar a população (em nível mundial) da importância de se ter cidades organizadas urbanisticamente, projetos de arquitetura que garantam acessos menos custosos à habitação, cidades sustentáveis, projetos que consigam facilitar as relações de moradia.


A ONU-Habitat também alerta para a necessidade de políticas públicas que proporcionem inclusão social, serviços de moradia de qualidade, retiradas de áreas de risco, seja por catástrofes naturais ou por ocupações indevidas de áreas de preservação ou mananciais.

São feitos financiamentos pelo Banco Mundial, uma iniciativa de parceria para encontrar meios, estratégias de se oferecer moradias dignas, com planejamento urbano, respeito ao uso do solo, acesso a saneamento básico, fundamental para a saúde e a qualidade de vida e higiene.


A ONU-Habitat também fomenta, incentiva lideranças locais que saibam gerir situações em que se solicita cidades mais seguras, seja nas regiões urbanas ou rurais, oferecendo formação técnica na tentativa de reduzir a pobreza, a desigualdade e garantir uma habitação digna.

Planejar é fundamental, por isso, vários cursos relacionados à questão são criados, como os cursos de pós-graduação oferecidos pela Pós Estácio, na área de Gestão:

. Gestão em Responsabilidade e Marketing Socioambiental.
. Gestão de Projetos e Programas Sociais, entre outros.



Conheça alguns dos mais de 150 programas da ONU-HABITAT:
  • Programa de Melhores Práticas e Liderança Local
  • Aliança das Cidades
  • Observatório Urbano Global
  • Rede Global de Ferramentas do Solo
  • Cidades Mais Seguras
  • Iniciativas em Cidades e Câmbio Climático
  • Água e Saneamento para as Cidades
  • Melhoramento de Assentamentos Precários


E para saber mais, acesse o portal da ONU-Habitat no Brasil.
http://www.onu.org.br/onu-no-brasil/onu-habitat/