Prática da Atividade Física durante o Inverno

A prática de atividade física é essencial mesmo durante o inverno, entretanto, é preciso contar com alguns cuidados para prevenir futuras complicações. Pessoas que são acometidas por problemas no coração ou pressão alta necessitam de cuidados específicos para a prática de atividade física, e essa atenção deve ser redobrada em épocas mais frias.

Os vasos sanguíneos, no inverno, tendem a ficar mais estreitos, afetando diretamente a circulação. Dessa maneira, o sangue oxigenado encontra mais objeções para chegar ao coração, fazendo com que o músculo cardíaco trabalhe mais para desempenhar a sua função satisfatoriamente. Com os vasos mais contraídos, a pressão arterial também aumenta, resultando em uma sobrecarga maior ao músculo cardíaco.

Confira algumas dicas para a prática de exercícios durante o inverno:
– Os especialistas não aconselham que a prática de atividades físicas sejam praticadas ao ar livre, como no verão. Dê prioridade por realizá-las em um ambiente fechado, como por exemplo, nas academias.

Em especial cardiopatas e hipertensos, que andam ou caminham ao ar livre, podem dar continuidade ao exercício na bicicleta
ergométrica ou esteira;
– Durante o inverno a tendência é usarmos mais vestimentas. Isso é algo que tende a se estender durante a atividade física. Ainda assim, é preciso usar roupas adequadas para a realização de exercícios físicos. Portanto, nada de malhar usando apenas camiseta e calça. O correto é dar início  às atividades com várias peças de roupa e que, no desenrolar do treino, elas sejam tiradas sucessivamente. Essa atitude auxilia o corpo a manter-se em equilíbrio ao mesmo tempo e assim melhora o rendimento físico.

Se estiver em um ambiente frio, entretanto, é imprescindível manter-se agasalhado;

– O alongamento é essencial na prática de atividade física, pois colabora para atenuar o risco de lesões, ainda auxiliam a relaxar e prevenir lesões musculares;
– Idosos ou pessoas que contam com algum tipo de problema cardíaco podem se favorecer de exercícios realizados dentro de casa, como por exemplo, optar por subir e descer escadas.

Se possível escolha realizar atividade nas horas mais quentes do dia, como no final da manhã ou início da tarde;
– No inverno, temos tendência a transpirar menos. Isso ocorre por conta do suor, que ao entrar em contato com a pele, tende a evaporar de maneira mais breve, pela baixa temperatura. Sendo assim, não se deve abrir mão de se hidratar corretamente, para evitar problemas a saúde.
Reiteramos que é muito importante realizar um check-up cardiológico antes de iniciar qualquer atividade física e assim assegurar a saúde.