A profa. Marina Caixeta, docente do curso de Pós em Cooperação Internacional em um Mundo Multipolar, fala sobre a cooperação internacional para o desenvolvimento, um terreno com muitas controvérsias e desafios. Afinal, o que é desenvolvimento? Onde os países e povos querem chegar com essas iniciativas? Quais são os instrumentais de análise de gestão de projetos mais adequados?

Trabalhar neste campo, seja como profissional ou como analista, exige um olhar mais crítico. O Brasil é um ator fundamental na governança regional e global. Em muitos campos, o Brasil tem proposto e implementado políticas que são referência e que têm repercussão global. Ao mesmo tempo, diferentes níveis do governo brasileiro (federal, estadual e municipal) têm buscado se posicionar estrategicamente no campo da cooperação internacional e estreitado relações comerciais através de intercâmbios de conhecimento, transferências de tecnologia, ajuda humanitária e construção de acordos de cooperação em diversas áreas estratégicas. 

Neste curso de especialização, os estudantes terão uma visão ampla e abrangente sobre o papel atual do Brasil nas relações internacionais. Conhecerão as áreas consideradas prioritárias pelo país para cooperação internacional e entenderão como é seu posicionamento nas relações.

Assista o vídeo na integra: Conheça mais sobre o curso de Pós em Cooperação Internacional em um Mundo Multipolar