Em março, a professora Rosana Mara, do curso de Pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional da Estácio, juntamente com a aluna Carmelita de Freitas Santos, articularam uma ação muito importante em dois hospitais que tratam especificamente de vítimas queimadas. 
 
Atualmente, existe uma necessidade muito grande de tratamento em hospitais públicos de diversas regiões do país. E os profissionais que lidam com esses tratamentos precisam estar preparados, capacitados, mas também terem à sua disposição, equipamentos e ferramentas para melhorar o quadro de recuperação de seus pacientes. 
 
Em uma das aulas, no curso de Fisioterapia Dermatofuncional com a Professora Rosana, a aluna Carmelita Santos, que é funcionária do Hospital Santo Antônio, trouxe para a sala de aula uma necessidade de seus pacientes: o hospital em que trabalha precisava de um equipamento adequado para o tratamento de queimados. Ao saber disso, a Professora Rosana se uniu ao Sr. Linho, engenheiro da Tonederm, ambos integrantes do projeto “Caçadores de Sonhos”, para que buscassem a doação de dois equipamentos destinados a esse tipo de tratamento. 
 
A ação foi viabilizada por meio de uma parceria entre o “Caçadores de Sonhos”, a Tonederm, a MWM e as Obras Sociais Irmã Dulce, e foi o projeto “Caçadores de Sonhos” que escolheu as respectivas unidades de saúde para receberem os aparelhos. Vale destacar que essa é a primeira iniciativa feita no Brasil.
 
A união realmente faz a força, e, nesse caso, o primeiro passo foi dado por nossa aluna Carmelita. “Realmente, começou tudo em sala de aula. Eu falei com a Professora Rosana sobre o meu trabalho com queimados e com pacientes com úlceras por pressão e úlceras venosas. Eu disse que gostava muito dessa área, e quando escolhi a Pós em Dermatofuncional, foi com o pensamento focado em feridas. A professora me orientou, falou dos aparelhos que ajudam na cicatrização, e agora a minha expectativa é esta: usar o equipamento nos pacientes, ajudando na cicatrização dessas úlceras, para, em seguida, eu me preparar para escrever algo sobre esse equipamento e sua ação nesse tipo de tratamento”, explicou ela. 
 
A Professora Rosana Mara comentou como aconteceu essa incrível parceria: “Tudo começou com a Pós. Em aula, falei sobre a questão da aplicação do laser de CO2 para queimaduras, e a Carmelita me perguntou como que funcionava esse procedimento nas queimaduras, sobre o tratamento, etc. A aluna me explicou o que ela tinha em relação aos pacientes do hospital. Eu disse que iria ver com uma pessoa conhecida se conseguíamos ajudar. Nesse meio tempo, o Linho me pediu dois hospitais no Brasil para poder doar equipamentos, e eu então intermediei o contato entre ele e a Carmelita. Fiz toda a mediação técnica com os hospitais, dando material para que a Carmelita pudesse repassar a médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, para que, assim, conseguíssemos fazê-los abraçar a ideia da entrada do LED nos hospitais”.
———–
 
O curso de Pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional é uma especialização que habilita o profissional de fisioterapia em diversas técnicas e conteúdos sobre Terapêutica no Queimado, Introdução à Dermatologia, Introdução à Cirurgia Plástica e Reparadora, entre outros. 
 
Acesse o conteúdo programático do curso para ver os detalhes!