Psicologia Analítica Junguiana: guia sobre a atuação profissional nesta área.

Das inúmeras abordagens que o campo da Psicologia oferece, a psicologia Analítica Junguiana provavelmente é a menos conhecida.

Em nosso artigo Psicologia Junguiana: tudo que você precisa saber para se tornar um especialista. Abordamos um pouco sobre os fundamentos e conceitos que construíram essa abordagem.

Porém o objetivo aqui é mostrar um pouco de como funciona a terapia analítica na prática, e como um profissional especialista em Psicologia Junguiana poderá se inserir no mercado de trabalho e o que esperar dele.

O método Junguiano entende que cada paciente é único e isso deve ser incorporado ao tratamento, que é igualmente único assim que o psicoterapeuta identifique os melhores meios para atingir os objetivos

Por isso, diz-se que a psicoterapia analítica não é rígida e nem segue um método fechado. Durante os atendimentos, o profissional vai analisar o significado simbólico das queixas, necessidades e histórias do paciente buscando identificar as emoções vinculadas a cada situação.

O paciente por sua vez vai adaptando sua postura à medida em que o tratamento vai avançando, sendo assim a psicoterapia é sempre dinâmica, pois se adapta às necessidades do paciente. Que geralmente incluem transtornos como:

- Depressão;

- Ansiedade;

- Medos;

- Tristeza;

- Bloqueios;

- Sentimentos de culpa e vazio;

- Traumas;

- Dificuldades nos relacionamentos;

- Transtornos alimentares.

- Desejo de mudar a própria vida ou pontos de vista;

- Busca pelo autoconhecimento;

- Busca de significado para a vida;

- Dificuldades para lidar com mudanças;

- Sintomas irracionais que não apresentam resultados com outros métodos.

Se você deseja aprender um pouco mais sobre o tema, clique inscreva-se em nosso CURSO ONLINE GRATUITO sobre Introdução a Psicologia Analítica. São 7 aulas com carga horária de 4h e um Certificado de participação.

Qual a formação ideal para o profissional que deseja atuar com Psicologia Analítica Junguiana?

Durante a graduação muito pouco é visto em relação ao tema, pois tais estudos são feitos de forma mais eficaz durante as especializações. Por isso é tão importante a realização de uma Pós-Graduação que torne o graduado um profissional especializado.

Ao final da Pós-Graduação, que tem duração média de 2 anos, o profissional estará habilitado para realizar os atendimentos clínicos dentro da metodologia Junguiana.

Mercado de trabalho para o Psicólogo Junguiano:

O mercado para o psicólogo Junguiano acaba se confundindo com os atuantes em outras metodologias, por isso o profissional pode atuar nas áreas:

- Clínica: realizando atendimentos em consultório, que podem ser individuais ou em grupo.

- Arteterapia: é procedimento terapêutico que funciona como um recurso que busca interligar os universos interno e externo de um indivíduo, por meio da sua simbologia. É uma arte livre, conectada a um processo terapêutico, transformando-se numa técnica especial, não meramente artística.

- Psicopedagogia: O psicopedagogo avalia o aluno com o intuito de identificar possíveis situações que interferem em seu desempenho. Dessa forma visa garantir o bom andamento das atividades, além de possuir uma importância significativa para a inclusão escolar.

- Psicomotricidade: O psicomotricista atua observando o paciente, e de forma lúdica com o intuito de entender os aspectos emocionais que possam ter impacto no seu desenvolvimento e com isso, estimular sua saúde, educação, afetividade e cognição, de modo que este paciente possa alcançar novos limites.

Quanto ganha um psicólogo Junguiano?

Por se tratar de profissionais liberais, fica difícil especificar o valor exato que ganha esse profissional, pois podem variar de acordo com as particularidades de cada um.

Porém, podemos nos basear em alguns dados oficiais, como por exemplo informações fornecidas pelo CAGED, que apontam que um psicoterapeuta que trabalha no regime de CLT ganha em média R $2.785 no Brasil, já o psicólogo clínico recebe um montante de R $2.807.

Vale lembrar que o salário pode variar e além disso, o profissional pode complementar a renda com atendimentos extras, que hoje em dia são feitos online e nem requerem um consultório.

Vale lembrar que embora ainda seja pouco difundida no Brasil, a psicologia analítica Junguiana teve um grande papel na formação da cultura ocidental, transformando a prática psicanalítica.

Depois de entender um pouco mais sobre a atuação prática profissional, saiba mais sobre como se capacitar para esse mercado e ter em seu currículo um diploma no nível Pós Estácio!

Clique aqui e conheça nosso curso de Pós-Graduação em Psicologia JunguianaGaranta sua vaga na próxima turma e comece o ano investindo no seu futuro profissional.

 

Compartilhe essa notícia

Veja também

Conheça os benefícios de uma Pós EAD

Estudar a distância é uma forma de conquistar a tão sonhada pós-graduação, garantindo um importante diferencial no mercado de trabalho. Com a Pós EAD da Estácio, você tem benefícios ideais para conseguir aprender e, ao mesmo tempo, realizar suas tarefas pessoais e profissionais.

Veja agora as opções de curso, clicando no link abaixo:

Pós EAD