Psicologia Analítica: saiba mais sobre a importância da abordagem junguiana


Postado:


A psicologia analítica é uma vertente da psicologia, fundada no pensamento de Carl Jung, importante nome da psicologia e da psiquiatria. Venha descobrir mais sobre a importância da contribuição de Jung nos dias de hoje.
 
 
“A psicologia analítica aborda a psicoterapia e a análise aprofundada na tradição estabelecida pelo psiquiatra suíço C. G. Jung. Como originalmente definido por Jung, ela se distingue por um foco no rol de experiências simbólicas e espirituais na vida humana, e repousa na teoria dos arquétipos de Jung e na existência de um espaço psíquico profundo ou inconsciente coletivo”. 
 
Assim, a abordagem junguiana representa uma importante ferramenta para a pesquisa e a atuação clínica em psicologia. 
 

Quem foi Carl Jung?

Nascido em 26 de julho de 1875, na Suíça, o psicólogo Carl Gustav Jung foi um importante intelectual e psiquiatra, que deixou um legado que perdura até os dias de hoje. 
 
Também foi o criador da psicologia analítica e inventor dos conceitos utilizados até hoje na área, como: arquétipo, inconsciente coletivo, sincronicidade e complexo. Jung continua inspirando estudantes e professores de Psicologia com os seus livros e suas ideias. 
 
Você também pode gostar de:
 

A influência de Jung no Brasil

No Brasil, o pensamento de Jung teve como principal expoente a médica e psiquiatra Nise da Silveira, importante personagem na luta contra o tratamento psiquiátrico agressivo no Brasil. Aliás, uma ótima indicação para saber mais sobre a história da psiquiatria brasileira é o filme “Nise: o coração da loucura”, um longa que conta um pouco de sua trajetória profissional. 
 
Para psiquiatras como Jung e Nise, na hora de analisar os sonhos, é necessário levar em consideração todos os simbolismos e metáforas contidos. Portanto, os sonhos manifestam-se como uma forma de comunicação com o inconsciente e trazem ensinamentos importantes para o nosso crescimento pessoal. 
 
Dessa forma, a psicologia junguiana demonstra, por exemplo, qual o significado contido quando sonhamos com animais, com escola ou com trabalho, até mesmo quando sonhamos com alimentação. Estes, entre outros exemplos, mostram o quão diverso é o campo de análise de Jung, que pode, inclusive, ajudar profissionais que trabalham com coaching no ambiente empresarial.
 

Conheça o curso de Pós em Psicologia Junguiana

Pensando na importância desse autor e de sua obra, o curso de Pós-Graduação em Psicologia Junguiana da Pós Estácio busca proporcionar um ensino aprofundado em aspectos teóricos da psicologia analítica, passando pelos aspectos culturais e sociais contidos na obra de Carl Jung, a fim de formar profissionais com o entendimento necessário para interpretar esse autor tão citado atualmente. 
 
Entre os assuntos abordados durante esse curso de pós-graduação, veremos: aspectos teóricos da psicologia analítica; aspectos da prática clínica junguiana; sociedade, cultura e indivíduo; e muitos outros temas relevantes para atuação na área.
 
Vantagens da Pós em Psicologia Junguiana
Agora que já sabemos as opções de pós EAD para ampliar as possibilidades para os psicólogos, vamos conhecer quais são as vantagens de realizar um curso de pós EAD em Psicologia:
 
• Garantir diferenciais competitivos na área da Psicologia.
• Aumentar a sua empregabilidade.
• Conseguir melhores oportunidades profissionais.
• Ampliar o seu networking (rede de contatos).
• Buscar novos conhecimentos específicos.
• Certificado credenciado pelo e-MEC.
 
Então, se você está buscando ampliar seus conhecimentos e seu networking, consolidar sua carreira em uma área específica e, ainda, conseguir diferenciar-se no mercado de trabalho, busque um curso de especialização na área da Psicologia.

 

 

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2021