Quais são as causas mais comuns de azia e náuseas?


Postado:


Todo mundo já deve ter sentido azia e náusea alguma vez na vida. Um mal-estar desagradável que pode ser acarretado por diversos fatores, como: bebida alcoólica em excesso, problemas emocionais, ansiedade, uma possível gravidez, entre outros. Vamos explicar mais sobre as causas mais comuns da azia e das náuseas.  

O que é azia?

A azia é, muitas vezes, descrita como uma sensação de queimação atrás do peito, no centro superior do tórax. Essa queimação também pode ser sentida na garganta e até mesmo na mandíbula ou nas costas e nos braços. Esses sintomas tendem a piorar quando o indivíduo está deitado ou se curva. Por vezes, a azia pode ser confundida com um ataque cardíaco.

O que é náusea?

A náusea é uma sensação de necessidade de vomitar, que pode ser muito leve e fugaz ou mais persistente. Nem sempre leva a vômitos. Tal como acontece com muitos problemas de saúde, tanto a azia quanto a náusea podem piorar durante períodos de estresse ou ansiedade.

Causas comuns de azia e náuseas

Doença do refluxo gastroesofágico, gastrite e indigestão estão entre as causas mais comuns de azia e náuseas. 

Indigestão é uma das causas mais comuns de azia e náuseas. Os sintomas da indigestão também podem incluir inchaço, arrotos e sensação de saciedade. A indigestão pode ser causada por maus hábitos alimentares, tais como comer demais, consumir muito álcool ou cafeína, comer alimentos condimentados ou gordurosos, e também fumar. Em alguns casos, a indigestão pode ser causada por inflamação ou úlceras no estômago, vesícula biliar ou pâncreas.

Doença do refluxo gastroesofágico é outra causa comum de azia e náuseas. Nesta condição, os líquidos do estômago são regurgitados para o esôfago. Isso pode danificar ou inflamar o revestimento do esôfago. É considerada uma condição permanente, crônica, que provavelmente exigirá tratamento ao longo da vida para controlar os sintomas.

Você pode gostar de:

+ Amamentação: Cuidados, desafios e benefícios do aleitamento materno

+ Quais são os riscos de baixa pressão arterial?

+ O que é atendimento humanizado na saúde e qual sua importância?

• Gastrite é uma inflamação do revestimento do estômago, e também pode causar azia e náuseas. Ela pode ser provocada por consumo excessivo de álcool, maus hábitos alimentares, estresse ou até mesmo Helicobacter pylori, uma bactéria que penetra no revestimento do estômago. A gastrite pode levar a outros problemas de saúde, tais como úlceras ou hemorragias no estômago, se não for tratada e monitorada.

Outros sintomas da gastrite são perda de apetite, distensão abdominal, vômitos, soluços e uma sensação de queimação no estômago. Em casos graves, pode levar a vômitos de sangue ou a evacuar fezes escuras. Se o sangue estiver presente nesses sintomas, é um sinal de que é necessário imediata atenção médica.

O tratamento para a indigestão, o refluxo e a gastrite ácida pode variar, dependendo das causas paralelas. Muitas vezes, uma mudança no estilo de vida ou na dieta irá aliviar os sintomas. Em outros casos, os sintomas são tratados com medicamentos e antiácidos.

Os sintomas de cada uma dessas condições podem ser os mesmos, mas a causa dos sintomas pode estar ligada a várias fontes. Esses sintomas não devem ser descartados completamente, especialmente quando são graves ou persistentes. É sempre aconselhável consultar um médico para descartar a possibilidade de uma úlcera ou outra doença grave.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos da área da Saúde? Confira os cursos gratuitos e com certificado da Websérie Pós Estácio!

 

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2021