Há muitas vantagens distintas para manter ou iniciar uma dieta rica em fibras. Mesmo se você se considerar uma pessoa saudável, este tipo de dieta pode trazer grandes benefícios para o organismo, como, por exemplo, ajudar no movimento intestinal, reduzir o colesterol, e até ajudar a reduzir o risco de câncer de cólon.
Quando comemos alimentos como frutas, legumes, farelos e cereais, estamos levando a fibra para dentro do corpo. A fibra é um hidrato de carbono complexo que não é digerida e também não é absorvida pelo sangue. A fibra na nossa alimentação vem de plantas, existindo em dois tipos diferentes: solúveis e insolúveis.
Solúvel, tal como o nome sugere, é uma fibra que se dissolve em água. A fibra solúvel é aquela que reduz o colesterol. Podemos obtê-la comendo aveia, cevada, frutas cítricas e feijão. Ter uma dieta rica em fibras solúveis também pode ajudar na perda de peso. Isto porque depois de comer alimentos que contenham este tipo de fibra que você vai se sentir saciado por um maior período de tempo. As fibras insolúveis incluem os legumes, os vegetais e também o farelo de trigo. A vantagem de incluir esse tipo de fibras em uma dieta é que ele ajuda na prevenção do câncer de cólon. A fibra insolúvel também tem demonstrado grandes benefícios para ajudar a prevenir a diverticulose, doença da parede intestinal.
Recentes estudos médicos demonstraram que uma dieta rica em fibras também pode ser particularmente vantajosa para pessoas que sofrem de diabetes. Os diabéticos que incluem, pelo menos, 50 gramas de fibra na dieta têm reduzido os níveis de glicose pelo menos 10%. Diabéticos que acrescentaram altas quantidades de fibra em suas dietas também mostraram uma diminuição acentuada nos níveis de insulina no sangue.
Uma dieta rica em fibras também foi mostrado como benéfica para pessoas que sofrem de azia. Um em cada cinco americanos sofre de azia que por vezes pode levar a úlceras e, em casos extremos, câncer do esôfago e estômago. Especialistas em saúde agora aconselham um alto teor de fibras, juntamente a uma dieta baixa de gorduras para ajudar a evitar azia.
Embora uma dieta rica em fibras pode ajudar a prevenir muitos problemas, como a síndrome do intestino irritável, muita fibra é tão ruim quanto pouca. É recomendado que você fique com 20 a 35 gramas por dia, pois incluir um alto teor de fibras em sua dieta pode resultar em diarreia e inchaço. Ater-se a quantidade recomendada deve ajudar a impedir estes problemas.