Quais são os diferentes trabalhos de um publicitário?

Publicitários trabalham basicamente em três segmentos: entretenimento, ambientes empresariais e corporativos, e sem fins lucrativos. Eles têm a tarefa de interagir com o público e os meios de comunicação para gerenciar a imagem de clientes e para promover seus produtos ou serviços. A maioria dos empregos exige habilidades em comunicação verbal e escrita, capacidade de tomar decisões e personalidade bem definida.

As descrições de trabalho de publicitários são geralmente semelhantes na maioria das empresas. Um publicitário é normalmente necessário para promover uma imagem positiva do nome de seu cliente, marca, produtos e serviços. Além de gerenciar a impressão do cliente para o público, o publicitário é geralmente responsável por encontrar formas de aumentar a exposição do público às ofertas do cliente. É comum que os publicitários para alcançar este objetivo escrevam comunicados de imprensa e se relacionem com os meios de comunicação.

Empregos publicitários na indústria editorial normalmente envolvem atividades que alertam e divulgam aos meios de comunicação e ao público que um trabalho foi publicado. Ao completar um livro, um autor pode esperar seu agente para enviar press releases para jornais e revistas, informando-os sobre a disponibilidade do livro. Se o autor vai ser entrevistado em um programa de televisão ou rádio, o publicitário irá avaliar qual o meio de comunicação específico é a melhor opção para o livro e o autor. Um publicitário neste cenário também pode agendar leituras de livros, em parceria com várias livrarias para anunciar turnê do livro do autor.

A indústria do entretenimento é uma grande área para trabalhos publicitários. Artistas de todos os tipos precisam de representação publicitária para lidar com diversas atividades, como respostas para solicitações de entrevista, por exemplo. Quando atores ou músicos completam novas obras e participam de eventos especiais, cabe aos publicitários informar os meios de comunicação sobre sua presença através de comunicados de imprensa.

Publicitários também respondem aos rumores e fofocas da mídia sobre a vida pessoal de celebridades, muitas vezes falando em nome de seus clientes e negando inverdades.

Trabalhos publicitários também pode ser encontrados nos setores empresariais e naqueles sem fins lucrativos. Empresas contratam publicitários para gerenciar a imagem de suas marcas, produtos e serviços. Em caso de mau funcionamento do produto ou reclamações de clientes, publicitários, muitas vezes intervém com respostas cuidadosamente pensadas para a mídia para controlar polêmica.

Os requisitos de qualificação e de formação para empregos publicitários variam entre diferentes setores, no entanto é crescente a necessidade de maiores especializações como MBA ou pós-graduação. A capacidade de comunicar de forma eficaz, tanto pessoalmente como por escrito é uma exigência. Publicitários precisam ter controle sobre suas emoções e responder à mídia de uma forma equilibrada. A criatividade também é uma qualidade importante, da maneira como os publicitários utilizam abordagens inovadoras na promoção dos seus clientes.