Após a primeira edição dos jogos paralímpicos na cidade de Roma na Itália, em 1960, muitas coisas mudaram na vida dos deficientes no Mundo inteiro, como: construção de acessibilidade nas ruas, nos transportes públicos, integração nas empresas, e espaço especial em eventos e fora a inclusão em várias modalidades esportiva. Os jogos no ano de 2016, vai chegar a sua 15ª edição e será sediado no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro.

Nesses 54 anos, o esporte adaptado vem ganhando cada vez mais espaço, adeptos e modalidades, tanto nacionalmente, quanto internacionalmente. Hoje no Brasil contamos com 22 modalidades sobre a administração da Comitê Paralímpico Brasileiro. Cada modalidade tem suas regras e normas, que determina que tipo de deficiência e se é condizente com aquele esporte em específico, isso tudo visando a integridade e segurança de cada atleta. Para entender como funciona cada modalidade veja a seguir quais são as normas, que tipo de deficiente e características de cada esporte adaptado:

Atletismo

Presente desde a primeira edição em Roma, o atletismo é praticado por deficientes físicos e visuais, no qual são separados pelo nível da deficiência.


Basquete em cadeira de rodas

O nome já diz tudo, praticado por cadeirantes, o basquete em cadeira de rodas marcou presença em todas as edições dos Jogos Paralímpicos. A regra do jogo em sua essência é a mesma que a de não deficientes, porém com algumas adaptações. O jogador deve quicar, arremessar ou passar a bola a cada dois toques dados na cadeira.


Bocha

A bocha é praticada por atletas com um grau elevado de paralisia cerebral ou deficiências severas. Em dupla, com cadeira de rodas, os atletas tem objetivo de deixar as bolas coloridas o mais próximo da bola branca.


Ciclismo

O ciclismo é separado pelos estilos velódromo, estrada e contrarrelógio, que são praticados por atletas com deficiência de paralisação cerebral, visuais, amputados e lesionados medulares (cadeirantes).


Esgrima em cadeira de rodas

Voltado a atletas de deficiência de locomoção, a esgrima em cadeira de rodas é praticado com a cadeira de rodas dos dois competidores fixadas no chão.