Um local de trabalho desagradável pode ser uma causa de grande estresse e infelicidade para os trabalhadores. Além de vivenciar uma semana de trabalho insuportável, o pensamento inevitável de segunda-feira cada vez mais recorrente pode certamente deixar as pessoas estressadas no fim de semana e arruinar o que seria o tempo de relaxamento. Compreender algumas questões da gestão de pessoas pode ajudar a dar uma visão sobre a melhoria do ambiente de trabalho. Através da aplicação de boas maneiras básicas e senso comum, muitos destes problemas podem ser melhorados ou evitados.
Fofoca no trabalho é um dos problemas mais comuns e irritantes. É compreensível que as pessoas estejam interessadas na vida dos colegas de trabalho, pois se gasta grande parte das horas de uma semana no local de trabalho, sendo que muitas vezes os trabalhadores vêem os seus colegas mais do que sua própria família. Quando se percorrem fofocas sobre questões sensíveis, tais como o fim do casamento ou um possível romance no local de trabalho, isto pode tornar-se destrutivo e criar uma grande quantidade de negatividade. Para ajudar a diminuição da fofoca, os funcionários devem manter quaisquer conversas ouvidas por acaso ou segredos privados e também ficar de fora das conversas onde os outros estão fofocando. Se necessário, as pessoas podem lembrar os colegas de trabalho que nenhum deles, provavelmente, gosta de ser alvo de fofocas.
A comunicação entre os gestores e os funcionários é a causa de uma variedade de questões de trabalho. Se a administração não está aberta a ouvir ou a implementar soluções que tornem a vida mais fácil ou mais eficiente para os trabalhadores, pode ser vista como insensível ou indiferente, e perder o respeito dos empregados. Se, por outro lado, os trabalhadores não dão a um gerente uma oportunidade honesta para liderar a equipe e se recusam a seguir as sugestões, o gerente pode tornar-se ressentido e com raiva. Em um ambiente de trabalho, é fundamental que todos sintam que têm opção de serem ouvidos de forma eficaz e segura. A coordenação pode percorrer um longo caminho para prevenir falhas de comunicação, definindo reuniões de equipe e insistindo em uma atmosfera de respeito para todos os envolvidos.
Um dos problemas mais perigosos no local de trabalho é o bullying. Os trabalhadores podem se sentir pressionados por um grupo de colegas ou de um membro específico por terem que evitar a comunicação de problemas ou então por participarem em atividades ilícita, deixando sua carreira está em jogo se por acaso se recusarem. O bullying pode facilmente evoluir para o assédio sexual e físico, atividades ilegais de trabalho, e até mesmo violência. Embora os trabalhadores possam ter medo de ser “dedo-duro”, é importante para a segurança de todos que o bullying seja imediatamente comunicado e tratado no mesmo instante. Se a administração não está escutando ou participa do bullying, os funcionários devem falar com o setor de recursos humanos ou então, indivíduos na gestão superior, se necessário.
Os problemas que surgem no local de trabalho não são completamente diferentes do que aqueles experimentados em qualquer grupo do jardim de infância, da escola e por aí em diante. A maioria gira em torno de um desejo humano básico para configurar uma hierarquia social e dominar, ou pelo menos ter uma posição segura na equipe. Respeito, regras e boas maneiras são as armas para evitar este tipo de estrutura social. Ao assegurar o senso comum sobre o comportamento é aplicado no local de trabalho, a maioria das questões de trabalho irá se dissipar .