Quais são os problemas do colesterol alto?
Todo o corpo necessita de colesterol, mas em excesso pode causar problemas para a saúde. A substância semelhante à gordura macia, colesterol ajuda as funções vitais do corpo, tais como a construção de novas células e a produção de hormônios. O corpo obtém o colesterol de duas maneiras: 80% do que é produzido pelo fígado e o restante vem de sua dieta. O colesterol é encontrado em alimentos derivados de produtos de origem animal, como carne, queijo, frango ou peixe.
Os alimentos que não contenham produtos de origem animal podem conter outra substância nociva chamada gordura trans, que faz com que o seu corpo produza mais colesterol do que o necessário. Alimentos ricos em açúcar também estão associados com o desenvolvimento de colesterol alto no sangue.
O colesterol é transportado através da corrente sanguínea ligando a determinadas proteínas. A combinação é chamada de lipoproteína. Existem quatro tipos diferentes de lipoproteínas que transportam o colesterol no sangue;
- Lipoproteína de alta densidade (HDL) ou “colesterol bom”;
- Lipoproteína de baixa densidade (LDL) ou “mau colesterol”;
- Lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL);.
- Quilomícrons, que carrega muito pouco colesterol, mas um monte de outra gordura chamada triglicerídeos.
A quantidade de colesterol na corrente sanguínea é importante devido ao seu papel em várias doenças cardiovasculares. De um modo geral, níveis elevados de LDL – o “colesterol ruim” – estão associados ao aumento de desenvolver doença cardíaca coronária; altos níveis de HDL – ou “colesterol bom” – estão associados à diminuição do risco.
O colesterol LDL se acumula nas paredes das artérias, iniciando “endurecimento das artérias” ou aterosclerose. Pessoas com aterosclerose por sua vez são vulneráveis a doenças do coração, ataque cardíaco, derrame e outros problemas causados por vasos sanguíneos obstruídos.
Os níveis de colesterol podem aumentar com:
- As dietas ricas em gorduras saturadas, gorduras trans e açúcar
- Obesidade
- Um estilo de vida sedentário
Os especialistas do curso de Pós em Nutrição afirmam que comer menos de 300 miligramas de colesterol por dia é a melhor saída para fugir de problemas cardíacos. Outra saída é fazer exames regularmente com o médico especialista e fazer um controle da alimentação.
Veja também:
– Os problemas do colesterol baixo