Os nosso corpo precisa de energia para o dia a dia, muitos alimentos ao serem digeridos pelo nosso organismo e dividido em partículas de glicose, o açúcar que fica no sangue e serve de combustível para o corpo humano. A o mal funcionamento dessa digestão do alimento ou a disfunção do metabolismo é chamada de diabetes.

Quais são os tipos de diabetes?

A diabetes tipo 1, uma doença auto-imune em que o sistema imunitário do corpo ataca as células produtoras de insulina do pâncreas. Pessoas com diabetes tipo 1 não conseguem produzir insulina e precisam de injeções de insulina ao longo da vida para a sobrevivência. A doença pode ocorrer em qualquer idade, mas ocorre principalmente nas crianças e nos jovens adultos.

A diabetes tipo 2 está associada a fatores hereditários e fatores de risco de vida, incluindo a má alimentação, atividade física insuficiente e excesso de peso ou obesidade. Pessoas com diabetes tipo 2 podem ser capazes de gerir a sua condição através de mudanças de estilo de vida, no entanto, medicamentos para diabetes ou injeções de insulina também podem ser necessárias para controlar os níveis de açúcar no sangue. A diabetes tipo 2 ocorre principalmente em pessoas com mais de 40 anos de idade, no entanto, a doença também está se tornando cada vez mais prevalente em grupos mais jovens.

A diabetes gestacional ocorre durante a gravidez. A condição geralmente desaparece quando o bebê nasce, no entanto, uma história de diabetes gestacional aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde na vida de uma mulher. A condição pode ser gerenciada através da adoção de uma dieta saudável e hábitos de exercício, apesar de medicamento para diabetes, incluindo a insulina, também pode ser necessária para controlar os níveis de açúcar no sangue.

A professora mestre Ana Miriam Gebara, dos cursos de Pós em Nutrição, afirma sintomas como falta de pique, insonia, obesidade ou sobre-peso, irritação, vontade de urinar diversas vezes, fome frequente, sede constante, perda de peso, fadigas, infecções frequentes e dentre outros, devem ser analisadas com urgência. Caso você tenha sintomas parecidos, procure o seu médico e investigue se à chance de uma possível diabete em seu organismo.