A auditoria financeira é um processo de contabilidade usado nos negócios. O objetivo principal deste tipo de auditoria é apresentar um relato preciso das transações comerciais financeiras de uma empresa. A prática é utilizada para se certificar de que a empresa está negociando financeiramente de forma justa, e também que as contas que se apresentam para o público ou aos acionistas são precisos e justificados.
Os resultados do processo de auditoria podem ser apresentados aos acionistas, bancos e qualquer outra pessoa que tenha interesse na empresa. Uma das principais razões para uma auditoria financeira é garantir que a empresa comercial não está praticando alguma fraude. Por esta razão que uma auditoria é feita por uma terceira parte independente.
O processo de auditoria financeira geralmente é realizado uma vez por ano, geralmente no final do ano. Todos os aspectos financeiros da empresa são inspecionados, e uma auditoria de acompanhamento também pode ser realizada após o final do ano, a fim de comparar os resultados. O auditor tem a difícil tarefa de manter a objetividade ao ser pago pela empresa que está auditando.
Escândalos nessa atividade forçaram regulamentações mais rígidas e rigorosas no processo de auditoria financeira. Muitas pessoas inocentes perderam enormes quantias de dinheiro, porque as empresas sem ética esconderam detalhes financeiros.
Conheça o MBA em Contabilidade, Auditoria e Tributos