Qual a importância da água para a vida do planeta?


Postado:


A água permite que os seres vivos que existem no planeta Terra consigam sobreviver, conservando as condições de vida e de biodiversidade, e também regulando o clima. 
 
Estima-se que apenas 0,1% de toda a água do planeta esteja disponível para consumo, e esses recursos hídricos estão distribuídos de forma irregular, não estando disponíveis para todos os seres humanos de maneira igualitária. 
 
Em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, como forma de propor uma reflexão sobre a importância da água e o risco da sua escassez. 
 
A seguir, um resumo do que é proposto ao longo dos 10 artigos da referida Declaração:
 
1. A água faz parte do patrimônio do planeta.
2. A água é a seiva do nosso planeta.
3. A água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
4. O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. 
5. A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. 
6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
7. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. 
8. A utilização da água implica o respeito à lei. 
9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso, em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
 
Você também pode gostar de:
+ 9 profissões ligadas à preservação do meio ambiente
+ 10 filmes e documentários sobre o meio ambiente
+ Educação ambiental: O que é e qual a sua importância para o ensino

Por que a água é importante?

A água é, sob vários aspectos, um dos recursos naturais mais importantes para a manutenção da vida na Terra. É ela que mantém o equilíbrio de ciclos geológicos, biológicos e químicos.
 
Abaixo, separamos alguns pontos da razão pela qual a água é essencial para a vida:
 
Ecossistema: segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), a água faz parte dos minerais e das rochas, e constitui os oceanos, lagos, rios e lençóis subterrâneos. Além disso, é fonte de vida primordial para todas as plantas.
 
Contexto biológico: o corpo humano é formado essencialmente de água: 70% a 75% do organismo é água.
 
Contexto sociocultural: a água também é um dado sociocultural, uma vez que é parte fundamental para a qualidade de vida da população. Atualmente, cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada, e esse número é reflexo do abismo social em que vivemos. 
 
Economia: além de ser necessária para a vida, a água também é um insumo necessário para o desenvolvimento econômico, e, se usada com parcimônia e pensamento sustentável, tende a não faltar para ninguém.
 
A água está presente em todas as atividades e em todos os lugares. De acordo com a ANA, “a água também faz parte de todo processo industrial, é utilizada para a geração de energia (hidroeletricidade), é fonte de alimentos, é utilizada para diluir e assimilar esgotos domésticos e industriais, é utilizada na agricultura e criação de animais, é utilizada na higiene pessoal e na limpeza em geral, em atividades de lazer”.
 
Gostou do conteúdo? A Pós Estácio disponibiliza cursos de especialização a distância na área Ambiental. Não deixe de conferir!
 

 

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2021