Qual é o papel do ensino no desenvolvimento das crianças com Síndrome de Down?


Postado:


Uma boa educação faz a diferença na vida das pessoas, proporcionando possibilidades infinitas na vida pessoal e profissional, e isso não é diferente com as pessoas com Síndrome de Down. Mas, qual é o papel dos educadores nesse processo de ensino aprendizagem?
 
De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), estima-se que, no Brasil, ocorre 1 caso de trissomia 21 a cada 700 nascimentos, e que totaliza cerca de 270 mil pessoas com Síndrome de Down em território brasileiro. 

A educação e a Síndrome de Down

A educação, como sabemos, não implica somente transmissão de conhecimentos técnicos e acadêmicos, mas também é uma fase importante no desenvolvimento emocional, afetivo e psicossocial, principalmente nos primeiros anos de escolarização. 
 
Esse processo também é de extrema importância para crianças com Síndrome de Down. É o estímulo precoce, somado ao ambiente enriquecido e ao incentivo das pessoas de seu convívio social, que ajuda a criança com Síndrome de Down no seu bom desenvolvimento.
 
De todo modo, toda criança exibe particularidades e tem mais facilidade em certas coisas e mais dificuldade em outras. Todavia, com paciência, carinho, didática e apoio dos profissionais de educação, as crianças com Síndrome de Down, assim como qualquer outra criança, podem aprender e desenvolver todas as competências e habilidades necessárias.
 
Você também pode gostar de:
+ 10 pós-graduações a distância em Educação para conhecer agora mesmo
+ Benefícios da neuroeducação no processo de aprendizagem
+ A importância das medidas de inclusão social das pessoas com deficiência

Educação inclusiva e Educação Especial

“Em primeiro lugar, é importante deixar claro que Educação Inclusiva significa educação para todos”, comenta Walkiria de Assis, coordenadora e professora dos cursos de Educação da Pós Estácio, em entrevista sobre medidas de inclusão social
 
Um ambiente escolar com acessibilidade plena para todos, onde as diferenças são aceitas e acolhidas, tem muito a contribuir para o processo de aprendizagem de todos, e, inclusive, torna-se um ambiente melhor para a compreensão e o desenvolvimento do respeito, da tolerância e da empatia. 
 
Educação Especial é uma modalidade de ensino que realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza recursos e serviços de apoio para os alunos com necessidades educacionais especiais decorrentes de deficiência, transtorno global do desenvolvimento/transtorno do espectro autista ou superdotação/altas habilidades, além de orientar professores e demais profissionais da escola quanto aos recursos para a acessibilidade desses alunos”, diz a professora Walkiria.  
 
Contudo, esse é um cenário ideal, mas sabemos que, na prática, a área da educação ainda tem um caminho a percorrer. Para isso, é necessário recursos humanos especializados, recursos pedagógicos e infraestrutura adequada.

Conheça a Especialização EAD em Educação Especial/Educação Inclusiva da Pós Estácio 

Essa pós-graduação a distância tem como principal objetivo qualificar profissionais do mercado educacional para atuar em contextos inclusivos, da educação infantil até a educação superior. 
 
Para isso, durante o curso de pós, são abordados temas como: trajetória histórica da Educação Especial/Educação Inclusiva; aspectos sociais da inclusão; aspectos dos transtornos funcionais específicos, entre outros. 
 
Vantagens da Pós a distância em Educação Especial/Educação Inclusiva
• Possibilitar uma educação mais inclusiva no contexto do ensino brasileiro.
• Garantir diferenciais competitivos na área da Educação e da Gestão da Educação.
• Aumentar a pontuação em concursos públicos e, assim, as chances de conseguir um cargo público.
• Conseguir melhores oportunidades profissionais.
• Ampliar o seu networking (rede de contatos).
• Agregar novos conhecimentos específicos ao dia a dia em sala de aula.
• Flexibilidade de horários: o EAD se encaixa na sua rotina.
• Melhor custo-benefício.
• Certificado credenciado pelo e-MEC.
 

 

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2021