Pedir um aumento é desconfortável para muitas pessoas, e mais geralmente não sabem como ou quando fazer este pedido. O objetivo, além de obter mais dinheiro, deve ser o de manter uma discussão muito positiva, de modo que, mesmo se a resposta for não, você ainda pode manter um bom relacionamento com a empresa. Antes de perguntar, considere a faixa salarial para a sua posição e seu histórico com a empresa para determinar o quão provável que eles estarão dispostos a lhe dar mais dinheiro. Você precisará fornecer boas razões pelas quais você merece um aumento, e também pode querer considerar responsabilidades adicionais que você possa tomar para fazer valer a pena.

A maioria dos especialistas no assunto, aconselham pedir o aumento pessoalmente, e não por e-mail. Certamente, você pode escrever uma pequena nota para um chefe dizendo que você gostaria de discutir o seu “desenvolvimento” dentro da empresa, e pedir um tempo para se reunir. Não é necessário de referir ao salário nesse caso.

Uma vez que você marcou uma reunião com o seu chefe, você precisa ter razões claras para pedir um aumento. Apresente suas avaliações de desempenho e contribuições de documentos que você faz para a empresa. Talvez você seja um ótimo funcionário que não perdeu um dia de trabalho em dois anos, ou você trouxe novos negócios para a empresa. A maioria dos motivos devem ser diretamente relacionados à forma como você tem contribuído e como isso resulta em um pagamento adicional. Estes assuntos devem ser tranquilamente discutidos com o gerente de uma forma amigável.

Você também pode desejar responsabilidades extras ou oportunidades para subir na empresa. Alguns empregadores podem tirar proveito da sua meta, oferecendo-lhe novas responsabilidades sem um aumento, ainda que muitas pessoas pensem que isso não é realmente justo. No entanto, se você sentir que a oferta é aceitável, você pode aceitá-la e futuramente solicitar o aumento dentro de um determinado número de meses.

Alguns empregadores passam por vários anos de congelamento dos salários de seu departamento, o que geralmente significa que qualquer pedido extra de dinheiro não será concedido. Por isso, é importante prestar atenção nas condições financeiras da empresa, e quando a situação estiver melhor, não perca tempo. Sua lealdade à empresa em continuar trabalhar lá, apesar dos salários congelados, pode ser ressaltado no momento do pedido.