Dos poucos setores que mantiveram-se resistentes à crise econômica brasileira desde 2014, o audiovisual é dos principais. Ao contrário do senso comum, o cinema brasileiro continua firme. No ano passado, segundo os dados da Ancine (Agência de Cinema Nacional), desde 2011, a produção de filmes nacionais cresce 10% ao ano. Só em 2014, foram 24,5 bilhões de reais gerados à economia. Para comparar, em 2007, o resultado foi de 8,7 bilhões.
Não é de hoje que o cinema brasileiro adquire prestígio. Filmes como “Tropa de Elite” (2007), “O Menino e o Mundo” (2013), “Boi Neon” (2015) e “Aquarius” (2016) repercutiram em solo nacional e mundo afora, conquistando indicações e prêmios internacionais em festivais de renome, como Tropa de Elite, que ganhou o melhor filme no Festival de Berlim de 2008, e O Menino e o Mundo, no Oscar de 2014.
Além disso, de acordo com o Informe Preliminar de Salas de Exibição de 2018, as obras brasileiras ultrapassaram 20 milhões de ingressos vendidos. Contrariando as expectativas, o audiovisual nacional combate a desconfiança com as produções cinematográficas no Brasil e mostra a capacidade de igualar a qualidade dos filmes estrangeiros.
Quais os motivos para o crescimento da área?
Na perspectiva de Débora Ivanov, presidente da Ancine, a convergência de mídias contribui para o crescimento do setor de entretenimento, pois a originalidade passa a ser mais requisitada pelo consumidor. Outro motivo para o fortalecimento da área encontra-se no Fundo Setorial Nacional, que possibilitou, mesmo no período de crise, o financiamento aos projetos. A Lei da TV Paga, aprovada em 2011, também deve ser lembrada pelo fato de obrigar os canais de televisão por assinatura exibirem – em horário nobre -, no mínimo 3 horas e 30 minutos de conteúdo brasileiro por semana, sendo metade de produção independente.
Como empreender no setor audiovisual?
Motivos para empreender neste mercado existem, assim como apresentados logo acima. Contudo, a capacitação profissional é requisito. Entender de negócios e desenvolver, além da criatividade, o lado administrativo, torna-se um diferencial. Muitos empreendedores iniciantes fracassam nesse ponto, porque desconhecem as leis de incentivos e não gerenciam corretamente os seus projetos.
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