Com origem variada, o mau hálito pode ser causado por vários problemas de saúde ou hábitos que vão de problemas e deficiências do organismo até alimentação. Um dos fatos curiosos é que muitas frutas podem ajudar a controlá-lo, como a laranja. A fruta, rica em ácido cítrico, estimula as glândulas salivares. É desta maneira que se impede a formação de saburra, camada branca que fica na parte de cima da língua.
 
Observe outras curiosidades:
 
*Quando não se respira pelo nariz, o fluxo de saliva diminui e a mucosa fica ressecada. Resultado: mau hálito.
 
*Muita água: beber pelo menos dois litros de água por dia ajuda na boa higiene bucal.
 
*Be cool! Manter a calma ajuda evitar os males do mau cheiro. Se a pessoa morde os lábios ou as bochechas em crises de ansiedade, pode descamar a mucosa bucal e fazer com que as celular mortas se depositem em regiões da língua. 
 
*Adstringentes. Maçã, cenoura e pepino são bons exemplos de alimentos que podem limpar os dentes. São os verdadeiros aliados no combate ao acúmulo de bactérias.
 
Seguindo alguns destes passos, mantendo a escovação sempre depois das refeições e o uso do fio dental até 3 vezes ao dia, com certeza o mau hálito não será mais um fator prejudicial da boa saúde dos dentes e da boca.