Saiba como conquistar o mercado tornando-se um expert em Nutrição Clínica.

A Nutrição Clínica também foca na reeducação alimentar e no tratamento nutricional, porém diferente do conceito puro de nutrição, o profissional especializado na atuação clínica tem seu foco em acompanhar pacientes no contexto hospitalar.

Por esse motivo, os campos de atuação do profissional da Nutrição Clínica geralmente são consultórios, ambulatórios, hospitais ou até mesmo em creches e asilos, onde também é capaz de trabalhar no combate, na prevenção e no controle de doenças crônicas através da elaboração de protocolos ideais para cada paciente, rastreando e analisando o metabolismo e o comportamento alimentar de cada um, definindo as melhores condutas nutricionais por meio de um perfil personalizado e exclusivo.

Dessa forma, é importante que o profissional de nutrição que deseja atuar na área clínica esteja sempre atualizado, especializado e apto a desenvolver o senso crítico para selecionar essas informações com base nos melhores consensos científicos, desenvolvendo habilidades que possam ser aplicadas em sua prática profissional.

Quer se tornar o profissional que o mercado precisa? CLIQUE AQUI e conheça a Pós-Graduação em Nutrição Clínica: Metabolismo, Prática e Terapia Nutricional. Venha aproveitar as vantagens de se tornar um aluno Pós Estácio!

O profissional especializado em Nutrição Clínica atua garantindo aos seus pacientes uma alimentação equilibrada através de uma dieta com quantidades, valores nutricionais e componentes ideais para tratar as enfermidades e garantir um estilo de vida mais saudável para cada situação e cada indivíduo, a fim de permitir o controle de patologias por meio de uma alimentação saudável.

Áreas de atuação

Como já destacado acima, o nutricionista clínico pode atuar em vários campos, alguns dos quais são:

- Hospitais, enfermarias e asilos: monitorando a alimentação dos pacientes, a fim de garantir a integridade nutricional que estes precisam em todos os contextos patológicos.

- Clínica: a atuação clínica tem algumas semelhanças em relação à atuação do profissional em hospitais, porém, a atenção a cada paciente ocorre de forma mais personalizada.

- Nutrição clínica funcional: outra área de atuação relevante no mercado, que analisa o excesso ou a carência de substâncias que podem gerar processos alérgicos e doenças em alguns pacientes.

- Nutrição clínica estética: também é uma área em grande ascensão no mercado e seu foco está em adaptar os alimentos que provocam sintomas externos no corpo, como acne, celulite e flacidez, e associá-los a produtos capazes de potencializar seus resultados.

Além desses, também é possível atuar em outras áreas:

- Nutrição pré ou pós-operatória

- Nutrição em lactação

- Nutrição em SPA

- Nutrição em banco de leite humano

- Nutrição enteral e parenteral

- Nutrição do bebê

A especialização em Nutrição Clínica da Pós Estácio visa desenvolver competências e habilidades que permitam aos nutricionistas atuar na área clínica com base no conhecimento teórico-científico, capacitando-os a entender também a relação entre os múltiplos fatores de prevenção, promoção, manutenção e recuperação da saúde e bem-estar dos pacientes, considerando seus ciclos de vida, suas fisiopatologias e seus comportamentos alimentares.

Por meio dessa especialização, qualificamos o profissional a se tornar um especialista no uso dos alimentos como instrumento cultural e terapêutico, com base em estratégias personalizadas de terapia e avaliação nutricional, investigação clínica, diagnósticos precisos para a manutenção e/ou a recuperação da saúde e da qualidade de vida dos pacientes.

Gostou deste conteúdo? Então, CLIQUE AQUI e saiba mais sobre a grade curricular, o mercado de trabalho e todas as vantagens que tem pra você no curso de Nutrição Clínica: Metabolismo, Prática e Terapia Nutricional da Pós Estácio!

 

 

 

 

Compartilhe essa notícia

Veja também