Saiba quais são as projeções para a educação pós-quarentena


Postado:


Dia 28 de abril é comemorado o Dia Mundial da Educação! E, com o intuito de incentivar a discussão sobre por que a educação é tão importante para o desenvolvimento das pessoas e para o convívio social, preparamos um breve panorama sobre as mudanças e o que é esperado na educação pós-quarentena. 

Durante o período de isolamento social por causa da pandemia do coronavírus, foram tomadas medidas que levaram à suspensão das aulas em todo o país, do ensino básico ao superior, das redes pública e privada. Segundo dados levantados pelo Unicef, só na América Latina e no Caribe, 154 milhões de crianças estão sem aulas presenciais
 
Para que os impactos fossem amenizados, muitas instituições de ensino, principalmente as que oferecem cursos superiores, adaptaram seus conteúdos para o ensino a distância, medida autorizada pelo Ministério da Educação (MEC). 
 
A adaptação das aulas presenciais para o modelo EAD foi feita sem tempo adequado de planejamento, razão pela qual acabou por evidenciar uma importante problemática: a falta de infraestrutura na residência dos alunos; a dificuldade de manter o foco das crianças do ensino fundamental; e a necessidade de cuidar mais da saúde mental, entre outros fatores. 
 
Por causa dessa problemática, alguns tópicos foram levantados e estão em discussão entre intelectuais de todo o país, sobre os caminhos da Educação no Brasil pós-quarentena.
 

A grande aposta para a educação pós-quarentena

Com certeza, a educação a distância é uma das grandes apostas para os rumos do ensino pós-quarentena, e a experiência de adequar o ensino para aulas online trouxe essa modalidade para o centro das discussões. 
 
Essa forma de ensino, já muito praticada em cursos de pós, agora assume papel importante também no ensino de crianças e adolescentes.
As gerações estão cada vez mais próximas das tecnologias digitais, e o uso dessas tecnologias tem sido cada vez mais intuitivo. Dessa forma, o ensino a distância tem muito o que contribuir para uma educação contínua e personalizada, em razão de todas as suas vantagens, principalmente quando estamos falando de graduação e pós-graduação EAD.
 

Adaptação da Pós Estácio

Para garantir a adequação necessária, a operação da Pós Estácio não parou! Algumas modificações fizeram com que olhássemos cada vez mais para os pontos que precisavam ser melhorados, sempre com vistas a garantir uma educação completa e de qualidade, mesmo em tempos de pandemia. 
 
Aqui vão algumas medidas tomadas pela Pós Estácio: 
  • Time de professores trabalhando todos os dias para levar conteúdo até os alunos.
  • Adaptação de cronogramas pelos coordenadores, que verificam as aulas que podem ser ofertadas na modalidade EAD, sem prejudicar o conteúdo.
  • Melhoria da Área do Aluno para os estudantes terem acesso fácil às aulas.
  • Esforços de uma equipe inteira para dar suporte aos candidatos e alunos em todos os estágios da pós-graduação (atendimento, financeiro, acadêmico etc.).
 
Este é o momento oportuno para refletirmos sobre os rumos da educação no Brasil, bem como para descobrirmos quais as melhores formas de aplicar o ensino, seja de forma presencial ou EAD. 
 

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2020