Conheça os principais recursos que farão sucesso em salões, spas e estúdios de beleza!

Foi divulgado pela plataforma CB Insights um relatório baseado em estudos de tendência para o mercado de beleza em 2020. Segundo esse estudo, 2019 foi um ano promissor para o segmento, com grandes investimentos de gigantes da área, além de ter ocorrido o avanço de novas marcas dentro da economia sustentável.

Segundo especialistas em estética e cosmetologia, o mercado de estética deve se manter aquecido e em franca expansão em 2020, uma vez que a indústria da beleza também está se tornando cada vez mais alinhada às novas tecnologias, utilizando inovações como inteligência artificial, impressão 3D, big data e blockchain para tornar os produtos mais eficientes e personalizados para os consumidores.

 

Sistemas inteligentes de beleza

Com tanta tecnologia voltada para a saúde e a beleza estética, já era de se esperar que inovações tecnológicas sejam uma das principais tendências para 2020. Marcas estão investindo em sistemas conectados para personalizar tratamentos e cuidados através da coleta de dados comportamentais. Já existem no mercado sistemas que detectam, por meio de dispositivos móveis, as condições da pele dos usuários, e oferecem uma fórmula personalizada que atenda às suas necessidades.

 

Produtos inclusivos e sem gênero

Há alguns anos, o cuidado pessoal masculino é pauta no mercado da beleza, e esse público vem recebendo cada vez mais atenção das marcas. Além disso, as empresas estão investindo cada vez mais em produtos com gênero neutro, isto é, sem foco em ser feminino ou masculino. Essa tendência é crescente e focada em peles com tons além do caucasiano, uma vez que cuidados diários, as chamadas rotinas de skincare, estão cada vez mais em alta.

 

Produtos sem impacto ecológico e cruelty free

Cada vez mais consumidores estão dando preferência para marcas que usam produtos de base vegana em suas composições e não realizem testes em animais. Isso levou diversas indústrias a mudar suas fórmulas, readaptar seus processos de produção e até mesmo seu discurso na mídia. Dessa forma, ingredientes à base de plantas e probióticos tomaram conta do mundo da beleza. Muitas marcas estão empregando integração vertical e trabalhando diretamente com fazendas para testar ingredientes e tecnologias naturais, pois assim é possível controlar a origem dos ingredientes e atenuar riscos em potencial, além de fornecer uma cultura de transparência.

 

Transparência e sustentabilidade

A alta tendência de consumo sustentável está levando empresas a investir em iniciativas e tecnologias de desenvolvimento sustentável, como embalagens recicladas e refis. Essas mesmas empresas estão dando preferência a ingredientes naturais, cuja produção tenha base científica e seja econômica, rejeitando a utilização de substâncias cancerígenas.

 

Suplementos aliados da beleza

Cada vez mais startups de beauty tech estão investindo na criação de suplementos e vitaminas funcionais que, aliados à estética, propiciem benefícios como perda de peso, clareamento de pele e fortalecimento de cabelos e unhas. A tendência é que essas linhas suplementares aumentem, podendo surgir também produtos para higiene pessoal e suplementação pós-treino.

 

Spas e salões personalizados

Nos Estados Unidos e na Europa, uma crescente tendência entre startups de beauty tech são os serviços personalizados e de atendimento domiciliar para cuidados pessoais, como tratamentos para pele e cabelo. Além disso, salões e spas estão se tornando cada vez mais especializados, tendo em vista o surgimento de centros voltados apenas a cuidados com cabelos ou a cuidados estéticos. A tendência é que os serviços dessa natureza continuem se tornando cada vez mais comuns.

 

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