No dia 28 de novembro, próxima terça-feira, será realizado em São Paulo um seminário para discutir iniciativas para a promoção do aleitamento materno nas creches. O evento acontece na Faculdade de Saúde Pública da USP das 8h às 17h.
O encontro faz parte de uma campanha da prefeitura que incentiva instituições da rede a oferecerem condições para a manutenção do aleitamento materno nos Centros de Educação Infantil (CEIs), tanto com a recepção do leite materno quanto com o oferecimento da possibilidade de que as mães amamentem no próprio CEI.
Escolas que aderirem à campanha receberão o selo ‘CEI Amigo do Peito’.
A amamentação é uma pratica natural, capaz de trazer inúmeros benefícios para o bebê, como também para a mãe e a família.
O aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de vida. Isso significa que, até completar essa idade, o bebê deve receber somente o leite materno, não deve ser oferecida qualquer outro tipo de comida ou bebida, nem mesmo água ou chá.
As vantagens do aleitamento materno são muitas:
*Promove uma interação profunda entre mãe e filho;
*Ajuda no desenvolvimento motor e emocional da criança;
*Faz o útero da mãe voltar mais rápido ao tamanho natural;
*Diminui o risco de hemorragia pós parto e, consequentemente, de anemia na mãe;
*Ajuda a mulher a voltar mais rapidamente ao peso que tinha antes da gestação e diminui o risco de câncer de mama e de ovário.