O fígado funciona como filtro do organismo e metaboliza todos os alimentos e bebidas que ingerimos. Para uma boa saúde e longevidade, o organismo requer a função hepática adequada ao longo da vida. Uma dieta regular que inclui bebidas e alimentos que danificam o fígado pode provocar doenças e condições potencialmente fatais, como a cirrose, hepatite e falência hepática.
Uma variedade de alimentos e bebidas pode interferir com a função hepática adequada, e a maioria deles não são normalmente considerados parte de uma dieta saudável. Os alimentos que danificam o fígado incluem fast food e alimentos altamente processados, com tendência de teor de sódio extremamente elevado, alguns produtos lácteos, açúcar e produtos químicos, desde corantes a medicamentos.
Além da alimentação, um número de outras substâncias, devem ser evitados quando se tenta manter um fígado saudável. A cafeína, refrigerantes e bebidas alcoólicas, todos contribuem para má função hepática, sendo que o álcool é o número um culpado quando se trata de danos ao fígado. O álcool pode causar cirrose , uma das doenças mais graves do fígado, ao destruir de forma permanente as células do órgão,o que não é fácil de fazer, porque o fígado pode se regenerar naturalmente. Acima de 75 por cento do fígado pode ser removido, e dentro de algumas semanas, as células retiradas voltarão, fazendo com que a atividade se restabeleça.
O paracetamol, especialmente quando misturado com o álcool, pode causar danos ao fígado. Assim, como produtos químicos que são inalados ou absorvidos através da pele.
Comer alimentos saudáveis é uma das melhores formas de prevenir danos ao fígado. Frutas e vegetais frescos contêm antioxidantes poderosos que ajudam o fígado a fazer seu trabalho e mantê-lo limpo. Os vegetais crucíferos, como brócolis, couve e couve-flor contribuem para a boa saúde do fígado, assim como alimentos ricos em fibras, como maçãs, arroz integral e morangos. Alho e cebola fornecem uma série de benefícios para a saúde, também podem ser substitutos saborosos de sal.