A síndrome de Takotsubo, mais conhecida como “síndrome do coração partido”, é o nome dado a um problema cardíaco que acontece quando a pessoa sofre uma emoção negativa muito forte, como o término de um casamento, a descoberta de uma traição, um acidente, a perda de um ente querido etc. Acredita-se que uma grande descarga de adrenalina decorrente da emoção forte seja o responsável pelo mal funcionamento cardíaco.

Essa síndrome acomete com maior frequência as mulheres (cerca de 95% dos casos), especialmente aquelas que se encontram no período pós-menopausa, com idade média entre 60 a 80 anos.

Sintomas
Os sintomas da síndrome de Takotsubo são parecidos com os de outras cardiopatias, razão pela qual ela pode ser confundida com o infarto. A pessoa sente dor no peito, fica com a respiração curta, começa a suar, podendo apresentar palidez.  As enzimas cardíacas se elevam, o eletrocardiograma se altera, mas quando a pessoa é submetida ao cateterismo, não existe obstrução coronariana nem placas de ateromas.

Frio e coração
De acordo com a American Heart Association, a mortalidade por doenças cardiovasculares como infarto aumenta em até 30% no inverno. Isso acontece porque o coração trabalha em ritmos diferentes no inverno e no verão. No calor, os vasos se dilatam, ou seja, ficam mais abertos. No frio, ao contrário, eles se contraem para reter o calor.

O frio provoca a vasoconstrição, que é a diminuição do calibre dos vasos, e faz subir a pressão arterial. Com isso, aumentam as chances de ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC). Todas essas reações do corpo só acontecem quando a pessoa se expõe ao frio.

Conheça nossos cursos de Pós-graduação na área da saúde: http://www.posestacio.com.br/curso-de-pos-graduacao-presencial-area