A síndrome do intestino irritável apresenta sintomas diferentes para um mesmo problema, que vão desde dor de cabeça, dor nas costas e alergia, até depressão.
 
Cerca de 20% das pessoas que têm gastroenterocolite aguda (infecção intestinal) passam a ter os sintomas da SII após a infecção. Este quadro é conhecido como síndrome do intestino irritável pós-infecção. Acontece em pessoas pré-dispostas a desenvolver a doença e a infecção é apenas o gatilho.
 
Isso ocorre porque os vírus ou as bactérias afetam as estruturas nervosas do intestino, alterando a comunicação com o sistema nervoso central. Além disso, os vírus ou bactérias também provocam uma inflamação no intestino, alterando sua sensibilidade. Especialistas afirmam ser muito comum pacientes contarem que, depois de apresentarem uma infecção intestinal, nunca mais voltaram a ter o funcionamento normal do intestino e esse é um alerta importante para as pessoas observarem o comportamento do organismo após uma infecção.
 
Aspectos fundamentais para o tratamento da síndrome do intestino irritável:
 
– sensibilidade do intestino: existem medicamentos que reduzem a sensibilidade e melhoram o reflexo gastrocólico.
– flora intestinal: todas as pessoas com SII tem alteração da flora intestinal, probióticos e remédios ajudam a equilibrar as bactérias.
– dieta: 80% dos pacientes com SII têm sintomas quando comem determinados alimentos. Nem sempre é preciso retirar por completo o alimento da dieta, mas diminuir a quantidade ingerida ajuda bastante.
 
Saiba mais sobre os nossos cursos de pós-graduação em Saúde e esteja preparado para o mercado de trabalho.