Segundo artigo divulgado no site EBC notícias, a endocrinologista Amália Lucy explica sobre a síndrome do ovário policístico, problema que afeta mulheres em todo o mundo, principalmente as que estão em idade fértil.
 
A síndrome é um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais, e leva a formação de cistos nos ovários. A presença destes cistos ocasiona o aumento no tamanho dos ovários.
 
De acordo com a especialista, entre os principais sintomas estão a menstruação irregular, aumento na produção de hormônios masculinos, crescimento expressivo de pelos em locais como seios e partes do rosto. Escurecimento de algumas áreas do corpo, como pescoço e axilas, também se tornam comuns. E vale lembrar que a infertilidade, junto à irregularidade menstrual, faz com que se torne mais difícil a ocorrência de uma gravidez. 
 
A boa notícia é que existe tratamento adequado e é possível realizar intervenções quanto a isso. Os tratamentos incluem pílulas anticoncepcionais para regularizar a menstruação, um medicamento chamado metformina, hormônios para aumentar a fertilidade e procedimentos para remover o excesso de pelos.