A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) participou do 21º Fórum Acadêmico Ênnio Leão, nos dias 25 e 26 de abril, em Belo Horizonte – MG. O evento foi realizado pela Academia Brasileira de Pediatria (ABP), pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e localmente pela Academia Mineira de Pediatria (AMP) e pela Sociedade Mineira de Pediatria (SMP).
 
O homenageado desta edição foi o Acadêmico Professor Emérito Dr. Ênnio Leão, médico com marcante trajetória em prol da pediatria e na defesa da categoria. O evento teve como tema principal “as transformações da família e da sociedade e seu impacto na infância e juventude”. As conferências e mesas-redondas abordaram sobre o parto adequado, segurança na internet, maioridade penal e os limites e desafios na infância e adolescência e, ainda sobre a família, a escola e a sociedade na atualidade.
 
“A grande importância desse evento é que além de reunir diversos profissionais de todas as áreas, entre médicos pediatras, ginecologistas, psicólogos, estudantes de medicina e residentes, ele é aberto para a comunidade. O objetivo é justamente levar a discussão para a sociedade“, destacou o Presidente da Academia Mineira de Pediatria, Paulo César Pinho Ribeiro.
 
Representando o Ministério da Saúde, a secretária da SGTES, Mayra Pinheiro, participou da mesa de abertura e fez um convite à Sociedade Brasileira de Pediatria para que a entidade apoie o Selo de “Unidade amiga da vacinação”,  que visa estimular as ações de imunização no país.
 
“O apoio da SBP é fundamental, uma vez que o pediatra é o profissional que tem o papel de orientar, cuidar e proteger as crianças junto com suas famílias. A ideia da união da SBP com Ministério da Saúde na conferência do selo ‘unidade amiga da vacinação’ é promover e reforçar as ações de imunização no âmbito da atenção primária, garantindo assim, melhores resultados na cobertura vacinal e, consequentemente, maior proteção às nossas crianças”, destacou a secretária da SGTES, Mayra Pinheiro.
 
O selo tem o objetivo de fortalecer estratégias para controle, eliminação ou erradicação de doenças imunopreveníveis e estimular o processo de melhoria dos indicadores da cobertura vacinal no território, bem como envolver e mobilizar as equipes de Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica na cultura de prevenção e proteção de doenças na população. 
 
————————————–
 
Se você é profissional da saúde e atua com pediatria, a Pós Estácio oferece cursos de especialização nessa área, dentre eles, a Pós em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal, também a  Pós em Nutrição Pediátrica, Escolar e na Adolescência
 
Acesse para conhecer mais.