Sustentabilidade é um dos principais temas em pauta atualmente, e de acordo com pesquisa do Ibope, realizada em 2017, 95% dos brasileiros concordam totalmente com a importância da reciclagem para o futuro do planeta. Entretanto, mesmo reconhecendo a necessidade de preservar os recursos naturais, o Brasil ainda precisa avançar nas iniciativas destinadas à conservação de seu meio natural. 
 
Neste sentido, a responsabilidade socioambiental das empresas representa o dever de encarar os impactos existentes na produção e, consequentemente, os efeitos na comunidade local e sociedade em geral. Para alcançar estes objetivos, os responsáveis pela gestão ambiental da empresa necessitam dominar habilidades de comunicação, marketing e, inclusive, da área do direito. 
 
Ao administrar melhor os recursos da empresa, reduzindo os danos no ecossistema, a instituição diminui os custos e melhora a produtividade. Contudo, os verdadeiros benefícios encontram-se na melhora de qualidade de vida das pessoas, ou seja, é um ganho não apenas material, mas social. 
 
Pequenas atitudes diárias, não necessariamente complexas, podem ser aplicadas diariamente, como a destinação correta dos resíduos, combate ao desperdício de papel, substituição das lâmpadas tradicionais por fluorescentes e o consumo consciente. Caso levadas a sério, essas mudanças simples ocasionam efeitos positivos. 
 
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Fontes: 
 
Ausland
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Jornal USP 
G1