Talk Pós Estácio: entrevista com a jogadora e capitã da Seleção Brasileira de Rugby, Raquel Kochhann


Postado:


Em momentos de pandemia, com a restrição da prática de esportes e atividades físicas, existe jeito melhor de estar em contato com aquele esporte que a gente ama do que através de um bate-papo caloroso com feras dos campos, das águas e das pistas?
 
Para estreitar essa aproximação entre o atleta e a comunidade que acompanha os esportes, criamos o Talk Pós Estácio, uma série de entrevistas com profissionais de diversas áreas. 
 
Os talks estão disponíveis no canal do Youtube da Pós Estácio e podem ser acessados na hora e no local que mais se encaixarem na sua agenda. 
 
Até agora, conversamos com duas superatletas: Chloé Calmon, surfista de projeção mundial, e Raquel Kochhann, jogadora da Seleção Brasileira de Rugby.

Talk Pós Estácio com Raquel Kochhann

Com a ajuda do nosso parceiro, a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), convidamos a determinada jogadora de rugby, Raquel Kochhann, para um bate-papo sobre sua trajetória no esporte, a crescente disseminação do rugby entre o público feminino, a experiência nas Olimpíadas e muito mais. 

A trajetória da atleta

Após ficar um período afastada dos campos de futebol, primeiro sonho de Raquel, ela foi convidada por uma amiga a participar de um treino de rugby, o que foi seu primeiro contato com o esporte, e foi amor à primeira vista. A partir daí, a atleta tomou a ousada decisão de seguir carreira esportiva no rugby.
 
“O primeiro treino [de rugby] foi um treino de contato, e eu falo que, literalmente, foi amor ao primeiro contato. Eu saí de lá toda cheia de barro; foi um treino muito divertido e todo mundo me acolheu tão bem que eu nunca mais quis largar. Eu falei: ‘Esse é o meu esporte’”.
 
Após essa experiência, Raquel decidiu se dedicar ao rugby. Sua estreia nos campos foi em um jogo oficial no Campeonato Gaúcho, em que conquistou o título de melhor jogadora da competição. Daí em diante, foram muitas conquistas, também pela camisa verde e amarela.
 
Este ano, a Seleção Feminina de Rugby Sevens, em que Raquel é capitã, foi campeã do qualificatório para o Circuito Mundial, durante o Hong Kong Sevens. Além disso, conseguiu sair invicta do Pré-Olímpico que aconteceu em Lima, Peru, garantindo vaga para os próximos Jogos Olímpicos.
 
“Essa conquista de Hong Kong foi realmente a sensação de poder mostrar para o mundo que o Brasil tem rugby, e é um rugby de qualidade, e que a gente merece estar no circuito mundial”, observa Raquel. 
 
Raquel Kochhann jogadora da Seleção Brasileira de Rugby
Foto: Arquivo pessoal
 

Esporte e estudos em Educação Física

Para a atleta, os estudos e a prática profissional de esportes andam interligados, complementando-se:
 
“Falando pela profissão que escolhi, na área da Educação Física, a gente tem uma ligação direta. Então, tu aprende a entender um pouco melhor o teu corpo, como ele funciona, talvez algumas formas de aprender mais rápido. Tem muito que tu pode aproveitar da faculdade para o próprio ambiente de atleta. [...] Então, é uma junção dos dois, eles andam ligados”. 
 
Pensando nisso, a educação continuada, a pós-graduação em Educação Física, com as inúmeras possibilidades de especialização, pode ser muito interessante para preparar o profissional para as novas tendências da área, que é dinâmica e sofre mudanças a todo momento.
 
curso online educação física
 

Confira a entrevista com Raquel Kochhann na íntegra:

 

Se liga no próximo Talk Pós Estácio com Felipe Sancery

No próximo episódio do Talk Pós Estácio, teremos Felipe Sancery, capitão da Seleção Brasileira de Rugby Union, e um dos maiores nomes do esporte no Brasil. 
 
Filho de mãe brasileira e pai francês, Felipe nasceu em Campinas. Ainda muito pequeno, com apenas quatro anos de idade, foi morar na Europa. Em 2016, retornou ao Brasil, atraído pelos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
 
Rapidamente, Felipe encantou os torcedores de rugby de todo o país com sua técnica dentro de campo. Hoje, o jogador tem no currículo a disputa de uma Olímpiada e um título sul-americano, e é destaque no São José Rugby, um dos clubes mais tradicionais da modalidade. 
 
Fique de olho no nosso canal do Youtube e confira a entrevista com o atleta.
 
 
Você também pode gostar de:
+ Treinamento de força e potência aplicado aos esportes de alto rendimento e intensidade 
+ Quais são as avaliações necessárias para a prescrição e orientação de exercícios físicos?
 

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2020