Em menos de 60 dias, estudantes de todo o País vão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na reta final de preparação, as dicas e orientações são diferentes para quem está estudando desde o início do ano e para quem resolveu se dedicar às matérias de última hora.
 
Para o aluno que já tem uma base bem fundamentada sobre o exame, o melhor é manter a rotina de estudos com três horas por dia de dedicação, em média. Quem está se preparando o ano todo, agora o momento é de revisão. Procurar por provas antigas e fazer muitas questões.
 
Outro foco desses estudantes deve ser a prática de redação. Caso o aluno já se sinta seguro com as matérias, ele deve focar na parte discursiva do exame, o que pode beneficiá-lo. 
 
Técnicas de memorização
 
Ao contrário de quem já se dedica há mais tempo para realizar o Enem, o candidato que começou os estudos agora precisa focar mais nas matérias que têm mais peso para o curso pretendido.
 
É importante fazer um estudo equivalente ao peso. Se o estudante for escolher um curso que tem um peso maior para as matérias de exatas, ele deve estudar mais matemática, física, química e biologia. Se as provas de humanas têm um peso maior, então ele deve priorizar as outras disciplinas.
 
Ainda para esses estudantes, uma outra orientação é procurar técnicas que ajudem a memorizar os conteúdos. A memória não é fixa e tende a apagar aquilo que não considera importante. O aluno, dessa forma, precisa procurar meios para a memória entender que aquilo que foi estudado é importante.
 
Uma estratégia é fazer anotações em cartões de flashback, cadernos, e colocá-las em locais estratégicos, como em frente ao computador ou na parede do quarto.