Tempo seco e nariz ressecado? Aprenda como fazer a hidratação nasal


Postado:


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade do ar ideal para a respiração é entre 40% e 70%, porém, nem sempre as condições climáticas possibilitam uma umidade boa para a respiração. 
 
Para que nossa respiração não seja prejudicada, necessitamos de uma boa hidratação nasal. Todavia, como manter a hidratação das vias respiratórias em todas as estações, 365 dias por ano? 
 
O nariz é a primeira parte do trato respiratório, onde o ar é aquecido, e poluentes, vírus e bactérias são bloqueados. Qualquer anormalidade na região nasal é capaz de afetar todo o sistema respiratório. Normalmente, o nariz ressecado não indica problemas graves, mas pode ser desconfortável. É importante compreender as causas disso e conhecer possíveis soluções.
 
A secura do nariz é um sintoma comum de condições ambientais adversas, como:
 
• climas quentes;
• baixa umidade; e 
 exposição a ar condicionado. 
 
Essas condições são capazes de tirar do nariz o nível de umidade necessário para funcionar corretamente. O resultado é o ressecamento.
 
A secura do nariz também pode ser um efeito secundário de medicações. É o que ocorre com alguns anti-histamínicos ou descongestionantes. 
Quando há sangramento nas narinas, é importante conferir se a pressão arterial está controlada, isso porque tanto nariz seco quanto hipertensão são capazes de levar a esse problema. 
 
Você também pode gostar de:
+ Farmacêutico especializado tem mais chance de ser aprovado em concursos públicos
+ Pós Estácio investe em especialização a distância para formar farmacêuticos clínicos
+ Em busca de aprimoramento, o farmacêutico Ricardo Bordinhão decidiu cursar Pós em COMEX
 

Como tratar em casa o nariz ressecado?

É importante saber o que causou o ressecamento do nariz antes de pensar em tratá-lo. Conhecida a causa, há remédios caseiros simples que podem ser usados para aliviar o problema. 
 
De início, é importante beber bastante água para manter a hidratação corporal, evitando o álcool e a cafeína, que podem agravar o incômodo.
 
Use um umidificador para adicionar umidade extra ao ar. Se você não possui um, pode simplesmente colocar um pote com água na frente de um ventilador. O aumento da umidade do ar em casa ou no escritório será capaz de manter as membranas nasais úmidas.

Fármacos de hidratação das vias respiratórias

É possível, ainda, adquirir um spray de soro fisiológico na farmácia – ou fazer sua própria solução salina em casa. 
 
Segundo o Guia da Farmácia, esses produtos, por serem classificados como Over the Counter (OTC), são encontrados nas seções de solução salina das farmácias. Dessa forma, a composição de higienizadores nasais, com a base de cloreto de sódio ou de soro fisiológico, tem concentrações entre 0,9% e 3%. Dependendo da necessidade do paciente, as recomendações geralmente são as seguintes:
 
• Nariz entupido: descongestionantes nasais.
• Inibidor de corrimento nasal: anti-histamínicos.
• Liberação de secreções: fluidificadores ou expectorantes.
 
Estes podem ser encontrados, em suas formas mais comuns, em conta-gotas e jato contínuo.
 
Caso essas medidas não resolvam, converse com seu médico sobre quaisquer medicamentos que esteja tomando. É possível que algum deles esteja causando esse sintoma incômodo e prejudicial.
 
Profissionais atualizados e dedicados à área da Farmácia são essenciais para o desenvolvimento de novos fármacos, levando em consideração todo o processo de pesquisa e testagem. Por isso, o farmacêutico deve sempre atualizar-se e buscar novos conhecimentos na área por meio de uma pós em Farmácia EAD (ensino a distância), ou, ainda, por meio de cursos livres em Farmácia, participando de eventos, entre outras opções. 

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2020