Tendências para a área de Educação Física pós-pandemia


Postado:


Todo esse quadro causado pela pandemia deve ocasionar uma mudança nos hábitos de consumo, afetando a maioria dos setores, inclusive o de Educação Física. Nesse contexto, especialistas apontam para duas grandes tendências:
 
• Aumento dos exercícios ao ar livre.
• Crescimento na procura por treinos online. 
 
Além disso, as academias e os centros esportivos devem se reinventar para seguir essas e outras mudanças da área, buscando inovação constante. 

Vamos às duas grandes tendências para a Educação Física pós-pandemia:

Exercícios e treinos com supervisão a distância

Durante a pandemia do novo coronavírus, muitas áreas se depararam com as restrições de aglomeração e de deslocamento, o que provocou uma tendência de migrar para o universo digital. Com o mercado fitness não seria diferente!
 
Com as medidas de distanciamento social, as academias e os centros esportivos foram fechados temporariamente, o que levou muitas pessoas a recorrerem ao treino supervisionado a distância, com o acompanhamento de personal trainers e a ajuda das tecnologias digitais. 
 
Essa movimentação abriu um novo nicho, que, ao que tudo indica, tende a crescer cada vez mais, no qual professores e instrutores especializados na área de Educação Física utilizam-se de ferramentas tecnológicas para oferecer aulas e treinos.
 
"Acredito que a tecnologia, sobretudo na área de educação física, veio para ficar. Já há alguns anos o Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM) vem demonstrando um grande interesse nos avanços tecnológicos aplicados ao exercício físico. No posicionamento do ACSM emitido sobre as tendências fitness para o ano de 2020, podemos observar que as tecnologias wearables (ou "tecnologias vestíveis", em tradução livre), que incluem relógios inteligentes, monitores de batimento cardíaco e dispositivos de rastreamento GPS, entre outros aparelhos, vêm ganhando bastante notoriedade. Para se ter uma ideia, a estimativa é de que a indústria de wearables represente cerca de US$ 95 bilhões ao redor do mundo." comenta o professor M.e Marcos Paunksnis, docento dos cursos de especialização em Educação Física da Pós Estácio.  
 
São várias as vantagens do treino online, e umas delas é a flexibilidade de horários. Agora, o horário pode ser mais maleável e ser adaptado até às rotinas mais corridas. 
 
A regra é clara! Mesmo a opção de treino em casa deve ser acompanhada por um profissional capacitado na área de Educação Física, que vai observar e analisar os movimentos, corrigir e definir a carga e os exercícios apropriados. "Com todo esse problema relacionado à pandemia de Covid-19 no mundo, diversas profissões tiveram que se adaptar à nova realidade, e com educação física não foi diferente. Hoje, é extremamente comum aulas de personal trainer serem ministradas via plataformas de áudio/vídeo." afirma o professor Marcos.
 
Pós Estácio Educação Física

Exercícios ao ar livre

Especialistas apontam a prática de atividades físicas ao ar livre como outra tendência significativa para a área de Educação Física. O período de confinamento pode fazer com que as pessoas experimentem treinos ao ar livre, buscando sair das quatro paredes a que estavam presas. 
 
Segundo o personal trainer, atleta e professor Diego Zanotto, em live para a Folha de S. Paulo, quando houve o afrouxamento das regras de isolamento social em Florianópolis, muitas pessoas começaram a praticar exercícios físicos nas ruas. 
 
Com equipamento e acompanhamento apropriados, sempre feito por profissionais capacitados e regularizados em Educação Física, é possível ir além das corridas e caminhadas durante a prática de exercícios ao ar livre.
 
Essas são as duas grandes tendências para a área, que farão surgir novas oportunidades no horizonte para os profissionais. Para continuar atualizado e inovando em sua área, é válido sempre buscar conhecimento, apostando num curso de pós em Educação Física.  
 
"Em determinado momento retomaremos as atividades normalmente; contudo, os ensinamentos dessa 'nova fase’ permanecerão ativos, o que, de certa forma, demonstra que o mercado abrangerá ambos os tipos de trabalho [online e offline]." complementa o professor Marcos. 
 

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2020