É denominado Gestão Ambiental um sistema de administração empresarial que emprega políticas e práticas de sustentabilidade. Dessa forma, o uso de técnicas administrativas que visam diminuir ao máximo os impactos ambientais das atividades econômicas em recursos naturais é a prioridade para empresas de consultoria ambiental ou empresas que trabalham com sustentabilidade. Essas empresas são responsáveis por orientar corporações e empreendimentos que buscam adotar a Gestão Ambiental para empregar métodos de redução de impacto ambiental em seu trabalho e rotina corporativa.

Alguns dos conceitos aplicados estão relacionados ao saneamento e ao uso de recursos naturais de forma consciente, aplicando métodos que contribuem com a manutenção da biodiversidade, a reciclagem de resíduos sólidos, as ações de preservação e renovação de recursos naturais, e a fabricação de produtos que provoquem o mínimo possível de dano ambiental.

Segundo a Profa. Ma. Debora Rodrigues, coordenadora do curso de pós-graduação em Gestão Ambiental em Empresas na Pós Estácio, empresas com metas efetivas de sustentabilidade, ou seja, que buscam diminuir impactos, custos e resíduos de produção, são muito bem vistas no mercado, principalmente para consumidores do exterior: “Europeus têm consciência ambiental avançada. Se uma empresa almeja o mercado de consumo internacional, é necessário dar uma atenção aos conceitos de sustentabilidade”.

                                                                                                                           

Normas, técnicas e leis acerca de processos de Gestão Ambiental

O emprego de práticas sustentáveis vai além do aspecto comportamental, já que não somente as pessoas físicas geram impactos na natureza. Empresas que encaram seus impactos ambientais com responsabilidade têm sua reputação positiva reconhecida, e essa postura ambiental é cobrada pela legislação, por seu público consumidor e pelo SGA (Sistema de Gestão Ambiental). O SGA é um conjunto de políticas, práticas e procedimentos técnicos e administrativos de uma empresa com o objetivo de obter um melhor desempenho ambiental.

Oportunidades de melhoria de processos também devem ser buscadas através do SGA. A norma ISO 14001, da ABNT, é responsável por regulamentar o sistema e estabelecer requisitos e práticas de operação. Além disso, esse modelo sustentável de gerenciamento está fundado em princípios que devem ser obedecidos pelas instituições e empresas.

 

GestãoAmbiental e o mercado de trabalho

A Gestão Ambiental é um cargo relativamente novo no mercado de trabalho, mas que está ganhando destaque no setor empresarial e sendo bastante visado dentro de empresas e organizações. O gestor ambiental tem a função de controlar e fiscalizar as atividades da empresa com relação ao meio ambiente, como tarefas voltadas para diagnóstico socioambiental, avaliação de impactos, recuperação de áreas degradas e monitoramento da qualidade ambiental, entre outras. Quando falamos de gerenciamento, falamos além do ato de planejar. É necessário planejar, realizar tarefas e monitorar, que são as três ações principais da gestão ambiental.