Existem várias divisões de Toxicologia, uma delas é a Toxicologia Clínica. Toxicologia Clínica é o estudo dos efeitos tóxicos ou adversos de agentes, tais como drogas e produtos químicos no corpo. A maioria destes agentes é geralmente dada a indivíduos de forma a aliviar sintomas ou no tratamento e prevenção de doenças.
A Toxicologia Clínica está focada nas doenças associadas com a exposição de vários produtos químicos tóxicos a curto ou a longo prazo. Normalmente ela coincide com outras ciências, como a bioquímica, farmacologia e patologia. A bioquímica é o estudo dos processos químicos que ocorrem no corpo, a farmacologia lida com o estudo das ações das drogas no corpo, e a patologia é o estudo da doença e seu diagnóstico através do exame de tecidos e fluidos corporais.
Os indivíduos que se especializam em toxicologia clínica são classificados como toxicologistas clínicos. Os seus trabalhos giram em torno da identificação, diagnóstico e tratamento de condições que resultam da exposição a agentes nocivos. Eles geralmente estudam os efeitos tóxicos de diversas drogas no corpo, e também estão preocupados com o tratamento e prevenção da toxicidade da droga na população.
Vários fatores podem influenciar o efeito tóxico de uma determinada substância. Uma é a quantidade ou dose de medicamento administrado. A maioria dos produtos químicos, incluindo água e oxigênio é, muitas vezes, prejudiciais ao organismo, quando tomado em doses elevadas. Outro fator é a via pela qual uma pessoa foi exposta. Uma pessoa pode estar exposta a várias substâncias através da ingestão, inalação, e de penetração na pele. A duração da exposição é também um fator vital para o efeito de substâncias tóxicas no organismo.
Há aproximadamente 100 mil internações hospitalares por ano relacionados à intoxicação.
As drogas mais comuns que resultam em intoxicação são paracetamol, salicilato, antidepressivos e fenotiazinas. A paracetamol é um medicamento sem prescrição frequentemente usado para aliviar a febre e dor. Salicilato é outra medicação para a febre, dores no corpo e inflamações. Antidepressivos são para o tratamento da depressão, e fenotiazina é também usado para tratar problemas emocionais e mentais.
Incluída no âmbito da toxicologia clínica é a determinação de fatores que geralmente levam a overdoses de drogas e intoxicações. Esses fatores incluem o uso de medicamentos de forma incorreta um paciente prescritos, prescrição abusiva de medicamentos e falta de atenção aos avisos dos medicamentos. Podem ocorrer interações entre dois ou mais medicamentos que o paciente está tomando. Reações alérgicas também pode acontecer em indivíduos predispostos.