A Fisiologia humana é uma ciência da vida e um ramo da fisiologia animal. Aborda especificamente o estudo de como os sistemas do corpo funcionam em um estado normal, e sua análise de função é muitas vezes em nível celular, sobre como as células trabalham em conjunto para alcançar um estado normal da função. Fisiologia humana básica estuda os sistemas do corpo que funcionam de forma adequada e, como esperado, enquanto outras disciplinas como a fisiopatologia podem olhar para a forma como os sistemas do corpo desenvolvem as doenças, na tentativa de encontrar uma visão sobre como curá-las.

Outro ponto de interesse é a comunicação intracorporal, que é como os sistemas do corpo enviam sinais para funcionar de maneiras específicas. Estes sinais podem ser impulsos elétricos ou a liberação de produtos químicos. Por último, a fisiologia serve para  definir e observar a homeostase, em qualquer dos sistemas estudados. Em outras palavras, como é que o corpo a manter um estado normal, e quais são os processos pelos quais ele faz isso?

Seria simples dizer que a fisiologia humana tenta responder à pergunta de “como as coisas funcionam”. No entanto, isso é bastante preciso, e é uma questão importante para responder. Compreender a função normal dos sistemas do corpo é importante pois estabelece linhas de base para compreender o que é anormal. É muito difícil de diagnosticar a doença a menos que um claro desvio da norma possa ser determinada e, portanto, estabelecer esta norma é de grande valor na medicina e na saúde humana. Com o tempo, a fisiologia humana ajudou a definir os principais sistemas do corpo e como eles trabalham para alcançar o bem-estar.