Veja como funciona uma
Pós-Graduação EAD

As Pós-Graduações Digitais revolucionaram o ensino e podem mudar a sua carreira

Veja como funciona a Pós EAD

Imagine o desafio de enfrentar a rotina de ir para o trabalho, encarar o trânsito, trabalhar, voltar e, após chegar do trabalho, ainda se deparar com o trânsito mais uma vez para ir à faculdade para uma Pós-Graduação. Nos fins de semana, o cansaço parece multiplicado, e um sábado inteiro em sala de aula exige uma dose extra de energia. Acrescente a isso a restrição das opções nos cursos presenciais.

Mas aí entra a revolução: a Pós-Graduação EAD. Ela não apenas acaba com as distâncias físicas, mas também elimina os empecilhos. É por isso que “EAD” pode significar algo ainda mais poderoso: “Enfim, Acabaram as Desculpas”. Não importa onde você está, nem quanto tempo você tem. O aprendizado avança no seu ritmo. O futuro da educação chegou e ele está mais acessível do que nunca.

O surgimento do EAD no Brasil

No ano de 1728, em Boston, nos Estados Unidos, um anúncio inusitado circulava nos jornais da cidade. O professor Caleb Phillips estava oferecendo um curso de Taquigrafia, uma técnica inovadora para escrever à mão de forma rápida, usando códigos e abreviações. O curso era destinado a pessoas de todo o território nacional, pois os materiais seriam enviados semanalmente pelos correios. Este é o primeiro registro que temos de um curso à distância. Um século depois, temos o registro de um curso de composição oferecido pela Universidade de Lund, na Suécia.

No Brasil, o primeiro registro de um curso EAD é de um curso para datilógrafos oferecido pelo Jornal do Brasil, em 1904. O curso era feito por correspondência. No entanto, há registros de que, em 1891, os jornais já traziam anúncios de ensino por correspondência — informa artigo do Instituto Federal de Santa Catarina.

Pouco depois, surgiram os primeiros institutos que ofereciam cursos profissionalizantes por correspondência, como o Instituto Monitor (1938) e Instituto Universal (1943) — inclusive com kits de montagem enviados pelos Correios.

Como observa um estudo sobre a produção científica brasileira nos cursos EAD, o ensino a distância já não é novidade no mundo educacional, mas a palavra que se instala agora é “interação”. Hoje, já é possível falar, inclusive, em interação em tempo real, proporcionada pelas videoconferências, por exemplo, em que pessoas espacialmente separadas assistem a uma aula de forma síncrona.

Quais benefícios eu terei com uma Pós-Graduação EAD?

Talvez essa seja a pergunta que você está se fazendo diante das diversas possibilidades de cursos de Pós-Graduação.

Jorge Fernando Hermida e Cláudia Ramos de Souza Bonfim escrevem, no artigo sobre as perspectivas da Educação a Distância, que a sociedade demanda cada vez mais novas habilidades e novos conhecimentos por parte da força produtiva, assim como novos “produtos” do sistema, como as novas profissões e as competências de interdisciplinaridade. Os autores não têm dúvidas de que “somente a educação presencial não dá mais conta dessa demanda”.

É por isso que a Estácio tem diversos cursos de pós-graduação EAD em 15 áreas de atuação, como AmbientalDireitoEducaçãoEnfermagemFarmáciaMBA e GestãoPsicologia Tradução.

A Estácio é uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil. Está presente em todas as regiões do país e tem mais de 270 mil alunos. Com mais de 40 anos de atuação, a Estácio pode oferecer todas as garantias de que você precisa para uma formação de alto nível que vai mudar o seu status profissional.

Escolha a sua Pós EAD na Estácio

Venha conhecer nossas diversas opções de cursos de pós-graduação digital. Uma dessas especializações é exatamente o que você precisa para impulsionar a sua carreira!