As principais diretrizes internacionais de hipertensão sugerem as seguintes providências antes da aferição da pressão arterial:
 
*Os pacientes devem estar sentados e calmos por pelo menos 5 minutos antes da aferição.
 
*Os pacientes devem abster-se de fazer esforço físico, fumar ou ingerir cafeína durante os 30 minutos que precedem a medição.
 
*Não se deve medir a pressão arterial se o paciente estiver com vontade de urinar.
 
*A medição correta da pressão arterial requer o uso de uma braçadeira adequada à circunferência do braço do paciente. Pacientes obesos podem precisar de um aparelho com uma braçadeira maior. Pacientes com grandes braços, com mais de 45 centímetros de circunferência, podem exigir que a pressão arterial seja medida no antebraço, e não no braço, como é habitual. Outra opção é usar um aparelho com braçadeira grande, feito para medir a pressão na coxa. Esse tamanho de braçadeira, porém, não costuma ser tão fácil de achar.
 
Qualquer uma das situações acima pode levar à medicação de dados incorretos, superestimando o valor da pressão arterial. Uma braçadeira pequena em relação à circunferência do braço, por exemplo, pode provocar leituras erradas, dando valores até 30/10 mmHg acima do correto (ex: um paciente com pressão de 130/80 mmHg pode apresentar valores de até 160/90 mmHg, se ele for obeso e a braçadeira for pequena). 
 
O oposto também é real. Pacientes pequenos e com braços muito finos precisam de uma braçadeira menor, caso contrário os seus valores da pressão arterial podem ficar subestimados.
 
*Com informações do site Minha Vida. 
 
Cuide-se bem e cuide-se sempre!