As altas temperaturas e intensa exposição ao sol podem ocasionar diferentes danos aos tecidos, especialmente durante o verão. Por essa razão, é essencial que, nesta época do ano, sejam reforçados os cuidados com a pele. De acordo com a farmacêutica Mika Yamaguchi, no final do ano, são comuns alguns abusos na foto exposição, assim como na alimentação. Estes são fatores que podem causar rugas e flacidez precoce, além de manchas.
 
Evite excessos na alimentação
 
Com as festas de fim de ano, é comum exagerar no consumo de doces e carboidratos. E esses alimentos são maléficos, uma vez que se transformam em açúcar no corpo. Mika Yamaguchi explica que o açúcar em excesso se liga às proteínas, principalmente o colágeno; quando essa ligação ocorre, ela modifica a estrutura do colágeno que perde a sua configuração inicial. O resultado disso é o surgimento de rugas e amarelamento da pele. 
 
Reduza o consumo de álcool
 
As bebidas alcoólicas no geral deixam a pele ressecada e sem brilho, por isso é indicado não abusar. Para metabolizar o álcool ingerido, o organismo buscará água e se não houver uma quantidade suficiente, o corpo irá retirar nos órgãos vitais a água para realizar o seu trabalho. E, segundo a especialista, este é o grande perigo, "pois esse ‘roubo’ de água certamente vai deixar a pele menos hidratada e propensa ao ressecamento e à descamação", explica. O ideal é consumir muita água, água de coco, isotônicos ou sucos naturais. 
 
Não se exponha ao sol em horários críticos 
 
Durante o horário de verão, o ideal é se expor ao sol apenas antes das 10h e depois das 16h. Fora destes horários, é imprescindível proteger-se, aplicando a cada duas horas uma camada adequada de protetor solar, além de hidratar-se com muita água.
 
Peeling é solução para as manchas no período pós-verão 
 
De acordo com a professora e coordenadora da Pós em Estética Clínica com Ênfase em Terapias Aplicadas da Estácio, Cacia Rusenhack, existem opções no tratamento de manchas e outros danos que, infelizmente, são causados pelo sol na pele. 
 
Há os peelings feitos com ácido, os peelings químicos, aplicados pelo profissional de estética ou por médicos e os peelings mecânicos, como o peeling de microdermoabrasão feito com cristiais, peeling ultrasônico e peeling de diamante. 
 
A indicação é que a procura por estas técnicas ocorra no período Outono/Inverno, já que, com o tratamento, a pele fica mais sensível e desprotegida. De qualquer modo, a preservação do tecido cutâneo, com a limpeza correta e a aplicação do protetor solar, ainda são as melhores medidas para que as indesejáveis manchas solares sejam evitadas.