Veja erros comuns e dicas que servem para otimizar os benefícios de alguns alimentos:
 
Comer sementes de linhaça inteiras (errado) 
 
As sementes de linhaça são ricas em ômega-3, fibras e lignanas (antioxidantes).  A recomendação é de que seja ingerida a linhaça triturada ou em pó para facilitar a absorção dos nutrientes.
 
Tomar bebidas energéticas após exercício (errado) 
 
As bebidas energéticas contêm altos níveis de açúcar e sais minerais e são indicadas para repor os líquidos e eletrólitos perdidos por meio do suor durante atividade física. No entanto, segundo os nutricionistas, não há necessidade de tomar esse tipo de bebida após a prática de um exercício, a menos que se tenha feito um esforço excepcional, como correr uma maratona. Ao invés de ingerir energéticos, beba água. 
 
Gordura faz parte de uma dieta equilibrada (certo) 
 
Os legumes e verduras contêm vitaminas lipossolúveis (solúveis em gorduras), como A, E e K, e vários antioxidantes, que necessitam de gordura para serem absorvidos pelo organismo.
 
Por isso, deixar de temperar a salada com azeite pode fazer com que você perca seus principais nutrientes. Se não quiser usar azeite, você pode substituí-lo por outros alimentos ricos em gordura, como abacate, sementes, nozes ou queijo.
 
Em qualquer dieta você precisa ingerir uma certa quantidade de gordura para que as vitaminas que são solúveis em gordura possam ser digeridas e absorvidas.
 
Misturar suplementos vitamínicos com café ou chá (errado) 
 
A cafeína pode dificultar a absorção de algumas vitaminas e minerais de alguns suplementos, como cálcio, ferro e vitaminas B e D.
 
Por isso, os nutricionistas recomendam que os suplementos vitamínicos sejam ingeridos com água e, de preferência, antes ou depois de tomar bebidas com cafeína, como café, chá ou coca-cola.
_________________________________
 
Saiba mais sobre a Pós em Nutrição.