Você sabe o que é Tendinite?


Postado em 23/08/2017



A tendinite é uma inflamação que ocorre nos tendões. Pode ser por motivos de esforço repetitivo, sobrecarga ou até mesmo por conta de uma alimentação incorreta.

Entenda

Os tendões são fibras resistentes agrupadas que se situam entre os músculos e o osso. Possuímos tendões em todas as partes dobráveis do nosso corpo. Por vezes esses tendões podem sofrer algum tipo de inflamação, causando a tendinite, que pode ter duas causas: a mecânica e a química.

Quando se trata da causa mecânica, sabe-se que ela é provocada por esforços prolongados e repetitivos, além de sobrecarga. Por outro lado, a causa química é resultado da alimentação incorreta e de toxinas presentes no organismo. Também pode ocorrer quando os músculos e tendões não estão sendo suficientemente drenados, ocasionando a desidratação.

Os primeiros sintomas da tendinite são as dores. Além disso, a pessoa fica incapaz de realizar alguns movimentos simples, como caminhar, subir e descer escadas, dependendo do local do corpo que é atingido pela tendinite.

Para não causar confusão entre este problema e a artrite reumatóide, se fazem necessários exames mais detalhados. Sendo assim,  ocorre um diagnóstico mais preciso. Geralmente, para se diagnosticar a tendinite, o médico recorre a exames como a radiografia ou a ultrassonografia.

Tratamento

O tratamento da inflamação no tendão irá depender da gravidade do caso. Há casos em que são prescritos apenas anti-inflamatórios; em outros, pode haver a imobilização do membro afetado com tala ou até mesmo gesso; enquanto que em casos muito graves pode haver a aplicação local de corticoides.

Quando o tratamento não é feito adequadamente e a fisioterapia não é feita pelo tempo determinado pelo médico, podem restar algumas sequelas da tendinite. No caso do rompimento do tendão, o paciente sofre com muitas dores e incapacidade de se tornar ativo no trabalho e nas atividades físicas.  

_______________________________________________________

Saiba mais sobre os nossos cursos de Pós em Fisioterapia. Esteja pronto para um universo que abre as portas do conhecimento a você!

Você também pode ter interesse nos seguintes temas:

São José e a Pós em Fisioterapia Traumato-Ortopédica

Dores nas costas agudas versus crônicas

A diferença entre LER e DORT

0800 378 2246



Copyright © Pós Graduação Estácio 2018